A Capela São Luiz Gonzaga, em Rio do Braço, São João Batista, passa por uma reforma que visa resgatar a edificação original, que foi inaugurada há 114 anos, ou seja, no ano de 1903. A artista plástica Maria José Montibeller Dalri, a Djéka, é a responsável pela obra.
E após iniciar os trabalhos, minuciosamente o que ela descobriu lhe emocionou: Isso porque, ao retirar uma tinta antiga, ela descobriu uma Estrela de David que faz parte da pintura original. No entanto, devido a uma antiga restauração, essa estrela foi tampada. “Essa estrela que remonta às origens da capela teve que ter um propósito para ter sido pintada naquele local, no altar, atrás da imagem de São Luiz Gonzaga, padroeiro a comunidade”, analisa Djéka.
Então ela foi pesquisar e descobriu que foi o italiano Pedro Schete, o responsável pela pintura. Ele pintou a Estrela de David com seis pontas e que tem um significado muito importante aos católicos, judaicos e quem faz parte da maçonaria, ou seja, iluminar e proteger. “Essa estrela voltará para essa capela, assim como fez o pintor italiano”, destaca.
Ele utilizou as cores azul anil e terra cota, que são cores que significam o céu e a terra e, com São Luiz Gonzaga, ilumina e protege a comunidade.
Em breve, a obra será entregue e a Comissão da Capela São Luiz Gonzaga deverá celebrar uma Missa Solene, que vai marcar a entrega da obra para os católicos e moradores de São João Batista.
Ouça a Reportagem