
A uma semana do conclave que decidirá o novo líder da Igreja Católica, 181 dos 252 cardeais se reuniram nesta quarta-feira (30) no Vaticano para debater o futuro da agenda de reformas promovida pelo papa Francisco. O encontro, caracterizado pelo silêncio dos clérigos na chegada e saída, ocorreu em clima de confidencialidade.
De acordo com comunicado oficial do Vaticano, a reunião abordou temas variados, incluindo a “viabilidade econômica” das mudanças estruturais e pastorais impulsionadas durante o papado de Francisco. A continuidade das reformas, que redefiniram aspectos administrativos e espirituais da Igreja, é um dos principais desafios discutidos pelos cardeais.
Atmosfera de diálogo e segredo
Poucos membros do alto clero se pronunciaram sobre os debates. O colombiano Jorge Jiménez Carvajal, de 83 anos e que não participará do conclave, descreveu um ambiente pacífico e de troca entre os cardeais. “A atmosfera é muito pacífica e cheia de diálogo”, disse o cardeal. Ele também minimizou especulações sobre pressões ou polarizações internas.
Dentre os 181 cardeais presentes, 124 participarão do conclave que terá início no dia 7 de maio, na Capela Sistina. O processo eleitoral contará com um recorde de 133 cardeais no total, sendo necessários ao menos 89 votos — dois terços do colégio eleitoral — para eleger o próximo papa. Até esta quarta-feira, nove clérigos ainda não haviam chegado ao Vaticano para participar das reuniões preparatórias.
Favoritos ao papado e expectativas
Entre as especulações sobre os candidatos, destacam-se os nomes de Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, e do filipino Luis Antonio Tagle, apelidado de “Francisco asiático”. No entanto, os cardeais evitam dar pistas ou comentar sobre os possíveis sucessores de Francisco.
Com votações previstas para ocorrer quatro vezes ao dia, o conclave mantém seu caráter reservado, enquanto jornalistas permanecem na expectativa por informações. A escolha do novo papa marcará um momento decisivo para os rumos da Igreja Católica e a continuidade da agenda de reformas que marcaram o pontificado de Francisco.