O primeiro caso confirmado de Zika vírus contraído por uma brusquense, é também o primeiro caso de uma gestante com a doença em Santa Catarina. A mulher de 31 anos, grávida de 34 semanas é moradora de Brusque e voltou das férias de fim de ano, da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, com os primeiros sintomas.
Após o exame laboratorial coletado pela equipe da Vigilância Epidemiológica, e encaminhado para Florianópolis, o caso foi confirmado no fim da tarde desta quarta-feira (27).De acordo com a coordenadora do programa de Combate à Dengue, Fernanda Lippert, a paciente fez os exames de dengue, zika e chikunya. A contração de dengue foi descartada, porém a gestante aguarda ainda o resultado de chikunya.
“A mulher está em acompanhamento com um médico especialista, que fará as recomendações necessárias até o fim da gestação. Por não existir um tratamento específico, o mesmo fará a avaliação do quadro da paciente e repassará as orientações necessárias. Todo o tratamento será feito por meio da rede municipal de saúde”. Destaca Lippert.
A coordenadora do programa frisa ainda que, o caso é importado, ou seja, adquirido fora do estado e, que as pessoas que apresentarem os sintomas como febre, dor no corpo, náusea, dor de cabeça e nas articulações, devem procurar a unidade de saúde mais próxima.
“A automedicação é contraindicada, o correto é buscar orientação médica. Apesar de ter sido contraído fora do estado, é importante redobrar a atenção e evitar água parada. Somente neste mês, 4 focos do mosquito Aedes aegypti foram identificados no município”.