A Administração Municipal de Tijucas através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica emitiram nesta quarta-feira (28), nota oficial sobre os casos de meningite, após reportagem da imprensa estatual, relatando que havia ocorrido sete óbitos da doença em 2015. A Administração informa que foram registrados oito casos da doença este ano, sendo sete de meningite viral e uma meningite pneumocócica, sendo este último, o que acabou resultando um óbito, nos outros casos todos passam bem. Na nota oficial é informada que os casos foram isolados e não tem ligações entre si, ocorrendo em períodos de tempo e locais diferentes, não caracterizando um surto.
Ainda é informado que a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a vacina Pneumo10 (contra a Meningite) pelo SUS, e orienta os pais a manterem sempre a carteira de vacinação em dia, visto que realiza uma série de trabalhos com gestantes e puérperas. Outra ação importante, é a visita nas escolas da Rede Municipal de Ensino pela equipe da Vigilância Epidemiológica, que busca alertar os professores e demais funcionários dando orientações sobre como prevenir doenças virais e outros assuntos que envolvam a pasta ao longo do ano.
Vale ressaltar que ao realizar a matrícula das crianças na Rede Municipal de Ensino, é necessário a apresentação da carteira de saúde, e mais uma vez, os pais são orientados a colocar a vacinação do seu filho em dia. Informamos que qualquer dúvidas estamos a disposição, através das redes sociais ou pelo telefone (48) 3263 8808.
Novo caso é registrado:
Um novo caso de meningite foi registrado em Tijucas na noite de terça-feira (27). Arthur Pietro de dois anos, foi encaminhado ao Hospital Infantil de Florianópolis, após apresentar sintomas da doença como vômito, febre e sonolência.
O menino foi diagnosticado com meningite viral. Ele foi internado em isolamento, tendo em vista que a meningite viral pode ser contagiosa, mas não apresenta risco de morte.
Sobre a meningite:
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite, e para cada um deles há causa e sintomas específicos.
A maioria dos casos de meningite é provocada por vírus ou bactérias, mas a doença também pode ser transmitida via fungos. Outros fatores também podem desencadear num quadro de meningite, como alergias a determinados medicamentos, alguns tipos de câncer e também inflamações.
Conheça os principais tipos de meningite existentes:
- Meningite viral
- Meningite bacteriana
- Meningite fúngica.
Esses três tipos podem levar a um quadro de meningite crônica. A causa da meningite varia de acordo com o tipo. A mais comum das meningites é aquela causada por vírus, mas há casos também da doença provocada por bactérias. Menos comum, a meningite causada por fungos também pode surgir.
A meningite viral pode ser causada por diversos tipos de vírus e é a forma mais comum e menos perigosa de meningite, pois muitas vezes nem exige tratamento. Os vírus causadores da meningite podem ser transmitidos via alimentos, água e objetos contaminados e são mais comuns entre o fim do verão e o começo do outono.
Meningite bacteriana é a mais grave de todas. Ela ocorre geralmente quando a bactéria entra na corrente sanguínea e migra até o cérebro. Pode acontecer, também, de a doença ser desencadeada após uma infecção no ouvido, fratura ou, mais raramente, após alguma cirurgia. Existe mais de uma bactéria capaz de transmitir a doença.
Os primeiros sinais de meningite, quando manifestados, são facilmente confundidos com os sintomas típicos da gripe. Eles geralmente aparecem de algumas horas até dois dias após a infecção. Os sintomas mais comuns da meningite são:
- Febre alta repentina
- Forte dor de cabeça
- Pescoço rígido
- Vômitos
- Náusea
- Confusão mental e dificuldade de concentração
- Convulsões
- Sonolência
- Fotossensibilidade
- Falta de apetite
- Rachaduras e presença de manchas vermelhas na pele.
Bebês recém-nascidos portadores de meningite também podem apresentar febre, dor de cabeça, vômitos, confusão, rigidez corporal, moleira tensa ou elevada e inquietação. Às vezes, apenas irritabilidade em crianças ou choro fácil, diferente do normal, pode ser um indício de uma meningite.
Fonte: Minha Vida