A principal data para o varejo brasileiro deve movimentar a economia em Santa Catarina, embora a expectativa seja de um Natal mais econômico em 2015. De acordo com a pesquisa de Intenção de Compras para a data, realizada pela Fecomércio SC, o gasto médio com presentes deve ter uma queda de 1,8%, passando de R$ 426,99 em 2014 para R$ 419,18 em 2015.
O cenário de insegurança econômica, com a perda de qualidade do emprego, e os altos juros que reduzem o acesso ao crédito, explicam a queda na intenção de consumo das famílias catarinenses e o baixo volume de vendas observado ao longo de 2015.
Para aquecer o consumo no fim do ano, o governo do Estado liberou na terça-feira (15) a antecipação do salário e a segunda parcela do 13º aos servidores estaduais, injetando R$ 1,2 bilhão na economia.
“Boa parte dos catarinenses deve usar o 13º para pagar dívidas (28,6%), economizar (23,2%) e apenas 10,7% para as compras. O crédito é o grande impulsor das vendas do comércio. Neste ano, a expectativa é de redução de 4% no volume de vendas, mas esta queda é menor do que a tendência nacional (4,8%). Esse é o momento para o empresário investir nas promoções, oferecer bom atendimento e fidelizar o cliente”, avalia o Presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.
A pesquisa sinaliza que a situação financeira dos consumidores também está pior (42,6%), se comparada ao ano anterior (16,7%), resultado da alta inflação que retrai o poder de compra. A maioria dos entrevistados afirmou que pagará seus presentes à vista, em dinheiro (73,3%), seguido pelo cartão de crédito parcelado (15,8%) e à vista (4,2%).
Reflexo da desaceleração da economia, a procura pelo melhor preço também deve ser uma prática adotada por boa parte dos consumidores (79,5%), que levam em conta o valor (49,0%), a qualidade dos produtos (29%) e o atendimento do estabelecimento comercial (16%).
O movimento deve ser mais intenso nas lojas de roupas e brinquedos. O vestuário (44,4%) e brinquedos (26,0%) estão entre os itens mais procurados neste Natal. Os principais presenteados são os filhos (43,7%), pais (16,3%) ou cônjuges (10,6%).
Além das compras de Natal, os feriados do fim de ano movimentam também o setor turístico. Da amostra, 34,1% pretendem viajar, a maior parte nos dois feriados (16,6%), especialmente dentro do Estado (28,4%).