A partir de segunda-feira (23), a Celesc começará a cobrar pelo uso das estações de recarga para veículos elétricos em Santa Catarina. Esta mudança visa garantir a manutenção e a expansão do corredor elétrico do estado, um dos mais extensos do Brasil.
Segundo o Departamento de Trânsito do Estado de Santa Catarina (Detran-SC), há atualmente cerca de 22 mil veículos elétricos no estado, incluindo híbridos e totalmente elétricos.
Os usuários poderão pagar pelo serviço exclusivamente pelo aplicativo “Eletroposto Celesc”, disponível nas lojas de aplicativos. O pagamento pode ser feito da seguinte forma:
Estações Rápidas: R$ 2,49/kWh + R$ 5,00 (taxa de desbloqueio)
Estações Semirrápidas: R$ 2,19/kWh + R$ 2,50 (taxa de desbloqueio)
Para um carro elétrico que consome 40 kWh, o custo em uma estação rápida será de R$ 104,60, enquanto em uma semirrápida será de R$ 89,10. Além disso, haverá uma taxa de R$ 1,00 por minuto para o carro que permanecer estacionado além de 10 minutos após a recarga, incentivando a rotação das vagas e evitando filas.
O processo de recarga é simples: o usuário deve seguir as instruções no aplicativo “Eletroposto Celesc”, onde o pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou vouchers. No menu principal do aplicativo, basta clicar em “Pagamentos”, selecionar “Cartões” ou “Vouchers” e seguir as instruções para iniciar a recarga.
O projeto “Eletropostos Celesc”, desenvolvido em parceria com a Fundação Certi, faz parte de uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para promover o mercado de veículos elétricos e construir um corredor elétrico sustentável em Santa Catarina. Desde 2015, a Celesc tem expandido sua infraestrutura de recarga, com três fases de desenvolvimento:
Fase 1 (2015): Instalação de 7 estações em cidades como Araquari, Florianópolis e Joinville, criando um corredor elétrico de 300 km.
Fase 2 (2018): Expansão para 1.500 km com a adição de 23 novas estações, cobrindo quase 75% do estado.
Fase 3 (2023): Inclusão de 20 novas estações, incluindo uma ultrarrápida, totalizando 66 estações em 35 municípios, com 89 conectores.
O uso das estações aumentou significativamente, de 3.064 recargas em 2021 para 20.206 em 2023, um crescimento de quase 560%. O consumo de energia também aumentou de 29.648 kWh para 246.686 kWh no mesmo período, um crescimento de 732%.
A cobrança por minuto não é uma novidade. A Shell Recharge introduziu uma taxa extra na última segunda-feira (16), e a Volvo também cobra pela ociosidade em sua rede Volvo Recharge, além de começar a cobrar pela recarga de veículos de outras marcas.
“O objetivo das novas tarifas é garantir uma infraestrutura robusta e em crescimento contínuo para os catarinenses, reafirmando o compromisso da Celesc com inovação e desenvolvimento sustentável,” afirma Tarcísio Rosa, presidente da Celesc.