Entre a tarde de quinta (11) e a manhã de sexta-feira (12), foi observada chuva persistente na região do Alto Vale do Itajaí, com acumulados que somaram valores médios entre 60 e 80mm. No decorrer desta sexta-feira a chuva aparece com intensidade fraca, apenas nas áreas ao norte do estado, com acumulados que podem somar entre 10 e 30mm. É entre sábado e domingo que a chuva volta a ganhar força e traz riscos para o estado catarinense.
No sábado (13), a formação de um novo sistema de baixa pressão volta a provocar chuva intensa e volumosa. A chuva tende a ganhar força entre a tarde e a noite, condição que se estende até a tarde do domingo (14). Os acumulados previstos podem somar valores entre 100 e 150 mm nas regiões do Meio Oeste, Planalto Norte, em todo o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul, em especial nas áreas de encosta. Entre a noite de domingo e a segunda-feira, o sistema se afasta para o mar, diminuindo a condição para chuva em todo estado. Estas condições trazem risco alto para alagamentos e enxurradas nas áreas em laranja do mapa. O risco é moderado nas áreas em amarelo.
Dessa forma, diante do somatório registrado das chuvas dos últimos seis dias no Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis entre 150–200mm e a previsão de chuvas volumosas para o sábado (13) e domingo (14), os limiares para deslizamentos, fluxos de detritos e queda de blocos seguem em risco Muito Alto para a região do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis e Alto para o restante das regiões em Laranja no mapa. Vale ressaltar que o risco de movimentação do solo segue até a segunda-feira (15), devido ao solo encharcado necessitar de tempo para o escoamento e voltar a estabilidade.
Vale destacar que a atualização dos cenários de previsão são atualizados constantemente pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC). Por isso acompanhe os Avisos Hidrometeorológicos e Geológicos emitidos diariamente pela SDC.
Recomendações para a população:
Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos. Fique atento também aos sinais de deslizamentos, como rachaduras em paredes e muros, além de inclinação de árvores e postes.
Lembre-se de permanecer atento aos Avisos e Alertas emitidos pela Defesa Civil.