
Um sistema de baixa pressão atmosférica deve se intensificar e formar um ciclone no Sul do Brasil a partir da manhã de sexta-feira (7), trazendo condições severas de tempo para diferentes regiões do país. A previsão indica chuva volumosa, ventos fortes e risco de tempestades com granizo e trovoadas.
A combinação de instabilidade e um forte canal de umidade favorece a formação de tempestades. Em algumas localidades, o acumulado de chuva pode ultrapassar 100 milímetros em menos de 24 horas, o que eleva o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
O fenômeno vai influenciar principalmente os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. No Sul, especialmente, há expectativa de rajadas de vento que podem ultrapassar 100 km/h. Em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, as rajadas também devem ser intensas, podendo superar 60 km/h e provocar quedas de árvores, danos em estruturas e interrupções no fornecimento de energia.
A população deve ficar atenta às condições climáticas e às recomendações das defesas civis locais. É indicado reforçar cuidados com itens soltos em áreas externas, verificar calhas e sistemas de drenagem, e evitar deslocamentos durante momentos de chuva ou vento intenso. Em áreas vulneráveis, medidas preventivas podem ser decisivas para reduzir riscos.








