Adelina Voltolini Gessele, 92 anos, mora há mais de 70 em São João Batista, no bairro Cardoso. Natural da vizinha Nova Trento, ela se casou com o saudoso José Gessele, no qual teve 11 filhos. Ela, que ficou viúva há mais de 40 anos, dedicou à vida a família e a serviços voluntários, principalmente no seu bairro.
Por muitos anos, sem saber precisar ao certo, fez bênçãos nas casas. Junto a outras mulheres, a pé, iam às residências e faziam oração, o nome do grupo era Ministério da Visitação e Benção. Também foi membro do grupo da igreja católica Apostolado da Oração.
Nos Natais e Páscoas, para esperar essas datas especiais, fazia novenas na comunidade. Na quaresma faziam a via sacra, que é a orações em 14 estações, que corresponde ao trajeto que foi percorrido por Jesus carregando a cruz desde Pretório até ao Calvário.
Também participou de encontros da saúde. Com isso, aprendeu sobre plantas medicinais, chás e então quando alguém da comunidade precisava se tratar de alguma doença, ela ensinava quais ervas poderiam ajudar no tratamento. Nesse curso também aprendeu a verificar a pressão arterial.
Por 20 anos participou do coral, todas as quintas-feiras à noite na Igreja Matriz de São João Batista. Em 1997 foi uma das fundadoras do grupo de idosos, Ação Comunitária Padre Claúdio Geremias Cadorin, no bairro Cardoso.
Todas as semanas o grupo reúne pessoas para jogar bingo, oferece cafés, realizam a missa, passeios, leem mensagens e festas de confraternização, todas as terças-feiras. “Se pudesse faria tudo de novo, ajudar a quem precisa, rezar e fazer o bem é muito bom”, concluí Adelina.
Título Mulheres do Ano
O título Mulheres do Ano, que é a Resolução 02/2014 será entregue no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, às 19h30, no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes. 15 mulheres receberão a honraria por se destacarem na cidade pelos serviços sociais, história de vida de lutas, superação ou por de alguma forma terem contribuído com relevantes serviços prestados a comunidade.