Uma noite para destacar o talento, o empreendedorismo e o compromisso social dos catarinenses. Assim foi a Sessão Solene de entrega da Comenda do Legislativo, nesta segunda-feira (20), na sede do Parlamento estadual, em Florianópolis. O empresário e ex-prefeito de São João Batista, Aderbal Manoel dos Santos, foi um dos homenageados da noite.
A solenidade foi prestigiada por familiares, pelo prefeito de Nova Trento, Gian Voltolini, ex-prefeito de Canelinha Eloir João Reis, o Lico, vereador Antônio Carlos Flores, os vereadores de São João Batista, Alécio Boratti, Carlos Francisco da Silva, Juliano Peixer, Fábio da Ravel e Betinho Souza e outras lideranças empresariais da cidade.
De acordo com o autor da indicação, o deputado Altair Silva, essa é a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa. “Aderbal sempre foi dedicado a vida pública e empresarial em todo Vale do Rio Tijucas. É conhecido por ser o prefeito das maiores e mais importantes obras da historia de São João Batista”, afirma.
Quando prefeito, Aderbal articulou a pavimentação de mais de 130 ruas, a construção da terceira ponte, do estádio municipal, do ginásio municipal de esportes, da municipalização da água, além de investimentos importantes em saúde, educação e geração de emprego e renda para a população de São João Batista.
Conheça mais sobre o nosso homenageado:
Aderbal Manoel dos Santos nasceu em 22 de abril de 1962. Filho de Manoel e Almerita (in memorian), está casado há 33 anos com Élide, com quem tem três filhos, Jonatha, Ana Carla e Aderbal Filho. Formado como técnico em contabilidade, trabalhou desde menino auxiliando seus pais na agricultura. Mais tarde, foi auxiliar de escritório. Muito batalhador, Aderbal evoluiu na carreia até ter seu próprio negócio, inicialmente a empresa de Calçados Ala, responsável por gerar mais de mil empregos diretos. Hoje, além da ALA, Aderbal também é da Construtora H. Santos, além de dedicar-se também a pecuária de corte.
Aderbal sempre teve uma atuação forte junto as entidades e a comunidade de São João Batista. Foi diretor da APAE, entidade que colabora desde a sua fundação, presidente do Fernandes Esporte Clube, presidente da comissão da Capela São Pedro, diretor da Usati Social e Recreativo e da Banda Musical. Participou ativamente do grupo de jovens de Fernandes e é membro do EPC, movimento da Igreja Católica.
Na vida pública iniciou sua militância no ano de 2000, quando foi candidato a vereador, sendo eleito com a maior votação daquele pleito. Foi presidente da Câmara de Vereadores entre 2000 e 2002. Em 2004, como candidato de oposição venceu as eleições municipais, e tornou-se o primeiro prefeito empresário do ramo calçadista da Cidade do Calçado. Em 2008 foi reeleito com a maior proporção de votos da história do município, 63,96% dos votos.