Altair Bento de Souza, 67 anos, nasceu em Nova Trento, mas aos dois anos mudou-se para São João Batista. Sobre a profissão de sapateiro, iniciou ainda garoto no Calçados Santos Pereira, onde aprendeu os primeiros passos do trabalho que iria exercer por meio século.
Depois desse período da Santos Pereira, trabalhou na Usati – Usina de Cana de Açúcar – por cerca de três meses. Em seguida retornou ao ramo calçadista onde atua até hoje. Entre as fábricas onde atuou estão a Vera Cruz e também as de propriedade de Ourides Cipriani, Luiz Caxias e Silva, José Dadam e também com Vilson Marcelino. Atuava sempre nas funções de corte, preparação e costura.
Depois das experiências profissionais, ao lado de Izair da Conceição, o Manechera, fundaram a Tior que existiu por 15 anos. Depois seguiu sozinho por um período com onde produzia a marca Crica Calçados.
No ano de 2000 foi trabalhar com o irmão, na Pituxa, onde juntos atuaram por 15 anos, fábrica essa que produzia calçados infantis e também adulto.
Há cinco anos é na Chá&Cia fábrica de calçados que desempenha a profissão de sapateiro, em sociedade com dois irmãos e o filho. Por décadas se dedica com carinho e trabalho árduo ao calçado e se orgulha da trajetória percorrida.
Entrega da Moção
A honraria será entregue pelo Poder Legislativo e tem a finalidade de reconhecer a importância de todos os sapateiros atuantes ou aposentados, que iniciaram essa trajetória de tamanho sucesso, que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento econômico, técnico e classista.
A homenagem será concedida em sessão que ocorrerá na segunda-feira, 25, na Câmara de Vereadores, às 18h30. Os sapateiros homenageados serão: Air Pereira, Altair Bento de Souza, José Carlos Reinert, José Paschoal, Luiz Feliciano Caxias e Silva, Ubiraci Duarte.