O título Mulheres do Ano, que é a Resolução 02/2014 será entregue no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, às 20h, na Câmara de Vereadores de São João Batista, onde 11 mulheres receberão a honraria por se destacarem na cidade pelos serviços sociais, voluntário ou por de alguma forma terem contribuído com relevantes serviços prestados a comunidade.
Arcilene Alexandre Serpa, 62 anos, é natural de São João Batista, nasceu e sempre morou no bairro Fernandes. Desde menina auxilia de forma voluntária na comunidade, seja em ajudar as pessoas que precisam ou com ações por meio da capela de São Cristóvão, que fica próximo de casa.
As primeiras atividades foram a partir do ano de 1982 quando fez o curso da Pastoral da Saúde. Dessa forma aprendeu a fazer a aferição de pressão arterial, aplicar injeção, fazer curativos e conhecer sobre plantas medicinais. “Nessa época não tinha agente de saúde, postinho e nem técnicas de enfermagem, por isso fiz o curso e quando alguém precisava vinham me pedir e sempre disposta ajudava, hoje não faço mais, pois não pode”, conta.
Na igreja católica começou a fazer parte da renovação carismática. Em 2002 fez curso de pregadora e Ministra da Eucaristia, onde faz visitas aos doentes, aos acamados e pessoas idosas que não conseguem se deslocar até a capela, e assim os leva a comunhão.
Também toda a semana, quase sempre nas quintas-feiras ela faz a limpeza da capela do bairro Fernandes onde deixa tudo limpo, desde chão, janelas, tira a poeira e assim tudo fica organizado para as celebrações no fim de semana. Nas segundas-feiras Arcilene faz parte do grupo de intercessão a Nossa Senhora Aparecida. Ela também é a coordenadora do GBF – Grupo Bíblico em Família – que é a igreja nas casas.
Quando alguém que necessita bate na porta da casa de Arcilene, nunca houve um não como resposta, dentro do possível, da maneira que pode a ajuda sempre vem. “Estamos aqui para servir, me sinto feliz em poder fazer algo pelo próximo”, conclui.