A próxima semana é de pagamentos, e os usuários dos serviços bancários terão problemas já a partir da terça-feira (06). Funcionários das agências de São João Batista, Canelinha, Nova Trento, Major Gercino e Tijucas aderiram ao movimento e também cruzam os braços. Os atendimentos ficarão restritos as caixas eletrônicos.
De acordo com Adriano Silva, representante do Sindicato dos Bancários no Vale do Rio Tijucas, está sendo reivindicado reajuste salarial de 16% além de melhores condições de trabalho, e prevenção contra assaltos e sequestros. Os bancários exigem a permanência de dois vigilantes por andar nas agências.
Na manhã desta sexta-feira (02), o Sindicato já inseriu informativos nas emissoras de rádios para informar os usuários da região do Vale do Rio Tijuca sobre a paralisação. Com a greve muitos consumidores podem enfrentar dificuldades para pagar suas contas e utilizar os serviços bancários. Para contornar esta situação, o consumidor deve buscar formas alternativas para realizar os pagamentos.
O consumidor pode buscar efetuar o pagamento de suas contas pelo telefone, internet ou caixas eletrônicos. É importante não deixar de solicitar algum documento que possa comprovar o pagamento. No casoo da internet o comprovante pode ser impresso. Por telefone, o consumidor deve anotar o número do protocolo.
É válido lembrar que contas de serviços públicos como água, luz e telefone não precisam necessariamente ser pagas nos bancos, mas também em casas lotéricas e em alguns supermercados. Caso o pagamento por nenhuma dessas alternativas seja possível, o consumidor deve entrar e contato com o fornecedor perguntando se existem outras maneiras de quitar a conta ou até mesmo se a data de vencimento não pode ser prolongada.
Como a greve não é de responsabilidade do fornecedor nem do consumidor, não podem ser impostas penalidades, como multa e juros, no caso do atraso do pagamento. Mas, diante dessa situação, é recomendado que consumidor se programe para realizar o pagamento, de preferência antes mesmo da data de vencimento da conta.