Apesar da vaidade, natural em todas as meninas, Heloá dos Santos Constante (8), de São João Batista, teve uma atitude de gente grande. Doou seu cabelo para vítimas de câncer e que são tratadas no Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) em Florianópolis. Na manhã desta terça-feira (29), Heloá cortou grande parte de seu cabelo e junto com a mãe, Pâmela dos Santos, se deslocou para o Cepon entregar a doação e conhecer o trabalho realizado com as crianças vítimas da doença.
De acordo com Pâmela, a iniciativa da doação surgiu quando a menina se assustou com a situação da mãe de uma ‘‘amiguinha’’, que estava em tratamento de câncer. O processo para o corte do cabelo vem sendo trabalhado nos últimos meses. “Ela nunca gostou de cortar o cabelo. Toda vez que cortava as pontas reclamava. Mas, quando falei para ela cortar para doar para as crianças, e mostrei fotos das crianças, ela adotou a ideia na hora”, relata a mãe.
Além de conhecer as crianças que recebem tratamento no Cepon, Heloá vai acompanhar como funciona o banco de perucas da instituição. “A gente tem que pensar no próximo, quando decidi cortar o cabelo da Heloá, pensei nas mães que estavam lá com suas crianças”, conta Pâmela dos Santos.
Assim como Heloá, as meninas que passam por tratamento contra o câncer são vaidosas. Perder os cabelos por causa de doenças autoimunes, de efeitos colaterais no tratamento contra o câncer, mexe muito com a autoestima. O uso de uma peruca pode fazer a diferença, fazendo com que essas mulheres se sintam mais bonitas e confiantes e, assim, enfrentem melhor o tratamento.