Um ponto final na polêmica, e o nome da ponte entre os bairros Cardosos e Ribanceira será José Jovino Da Silveira, popular Zé Pedreiro. Projeto de autoria do vereador Leoncio Cypriani, PSD, foi aprovado na noite desta segunda-feira (22), em meio a disputa que envolvia homenagem já anunciada pela prefeitura para o primeiro prefeito do município, Gentil Silva.
Os vereadores Tarcisio Soares e Rúbia Tamanini, ambos do PSL, se abstiveram de votam, e apresentaram explicação para decisão. Soares afirmou que havia apresentado uma segunda proposta de nome, com oficialização de Gentil Silva como nome da Ponte e por isso se sentia impedido em votar e analisar projeto de Leôncio. Já Tamanini disse ter relacionamentos pessoais com homenageados e ser favorável ao primeiro prefeito.
Pedido de alteração na denominação aconteceu após troca de acusações entre o líder do governo na Câmara, e o presidente do MDB, Eurli Silva, o Irmão, que é filho do primeiro homenageado que deu nome à estrutura. Gentil Silva foi prefeito de São João Batista e anuncio do nome da ponte foi feito pelo prefeito Daniel Cândido na época do lançamento da ordem de serviço para construção.
Na sessão do dia 25 de maio, Leoncio atacou o presidente do MDB e o acusou de ter “vendido o partido e prejudicado a eleição de 2004”. A resposta veio logo depois em uma entrevista quando Irmão disse que o vereador “sempre arruma um Cristo” e rebateu informação de que os emedebistas já estariam distribuindo cargos em futuro governo.
Votaram favoráveis ao novo nome os vereadores Leoncio Cypriani, Fábio Sturmer, Nataniel de Oliveira Valença, Ademir Rover. Votaram contrário, Milson da Silva, Juliano Peixer, Almir Peixer, Heriberto Eurides de Souza.
O ato de inauguração da ponte entre os bairros Ribanceira do Sul e Cardoso será no dia 19 de julho de 2020. A data, que coincide com o 62º aniversário de emancipação de São João Batista, foi divulgada nesta sexta (19) pela administração municipal.