A Prefeitura de Canelinha iniciou nesta segunda-feira (04), o Programa “Revitaliza Canelinha”. Para reestruturar o centro do município, priorizando a acessibilidade de pedestres, cadeirantes e deficientes, será executado um projeto de revitalização e padronização das calçadas.
O programa, iniciado na Avenida Joaquim José de Santana, contará nesta primeira fase com rearborização, execução de novos passeios (reestruturação das calçadas obedecendo as normas técnicas de acessibilidade), além do realinhamento das placas de sinalização e de ruas. Para reduzir os custos, o programa conta com os serviços da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
As próximas etapas preveem a instalação de lixeiras, bancos e nova iluminação.
Rearborização do Centro
A secretaria de agricultura e a secretaria de obras iniciaram a revitalização pela do paisagismo do Centro, que consiste na avaliação das árvores atualmente plantadas, remoção e reposição das plantas condenadas.
Segundo o secretário de agricultura, o engenheiro agrônomo Thiago Vinícius Leal, a espécie atualmente existente no município apresenta, em sua grande maioria, muitos problemas como raízes que dificultam a acessibilidade, drenagem pluvial, copas que danificam o fornecimento de energia elétrica e telefone e, apresentam problemas de sanidade (plantas doentes) que podem causar danos materiais e riscos aos pedestres.
“Existe ainda uma resolução do CONSEMA de n. 08, de 14 de setembro de 2012, em que recomenda a substituição destas árvores pelo fato de serem plantas exóticas e invasoras do nosso ecossistema. Nesse sentido, a substituição irá ocorrer gradativamente por plantas popularmente conhecidas como extremosa (Lagerstroemia indica L.), árvore de fácil condução, pequeno porte, de forma arredondada e de folhas pequenas ovais, sendo uma das mais utilizadas no paisagismo urbano por não interferir em calçadas, drenagem, e sua poda é realizada facilmente para que a planta não interfira na rede elétrica de transmissão”, informa o secretário.
Além da extremosa, serão plantadas em alguns pontos específicos exemplares de canela, árvore que dá o nome ao município.