Secretaria de Saúde de Major Gercino confirmou mais um caso positivo de coronavírus, chegando a sete no total. O número, no entanto, está em análise porque um dos casos positivados levanta dúvidas e novo exame foi realizado.
Neste momento são sete casos confirmados, quatro suspeitos, quatro considerados curados, 68 pessoas sendo monitoradas e cinco descartados.
De acordo com nota de Secretaria, num dos casos confirmados há discrepância entre os resultados de diferentes testes. O paciente em questão foi diagnosticado através de teste rápido realizado em outro município, sendo o mesmo positivo. Posteriormente, realizou no setor privado um novo teste rápido, o qual resultou negativo. A equipe de Saúde do município realizou um terceiro teste rápido, resultando negativo novamente.
Saúde explica que os testes rápidos para COVID-19 dependem da imunidade do indivíduo e são pouco confiáveis, por isso a Secretaria disponibilizou a coleta de um novo exame através da metodologia de ELISA, que é mais confiável e seu resultado poderá sanar esse impasse diagnóstico. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, o paciente é considerado positivo até o resultado do novo e último exame.
“A título de esclarecimento à população, após surgirem questionamentos acerca da rapidez de cura dos casos confirmados recentemente, informamos que devido à demora na análise das amostras, ocorre de um paciente positivar já ao fim de seu período de sintomas e transmissão da doença”, diz nota.