O “réveillon de Nova Trento, será as 12 horas do dia 31, com apoio da Celesc”. Essa é a brincadeira feita por neotrentinos, após inúmeras quedas no fornecimento de energia na cidade. E é em forma de piada que muitos moradores de São João Batista, Major Gercino, Nova Trento e Canelinha tem encarado o atendimento da empresa. E se a véspera de Natal foi as escuras, a da virada do ano também apresenta riscos.
Avesso aos problemas no Vale do Rio Tijucas a Celesc afirma que investiu R$ 250 milhões e contratou mais de 300 profissionais extras para atender as cidades litorâneas e garantir o fornecimento para turistas que chegam ao Estado.
O presidente da Celesc, Cleverson Siewert, esclarece que o verão é uma época bastante complexa para gerenciamento do sistema elétrico, devido ao crescimento da demanda, à forte sazonalidade no Litoral e à maior incidência de eventos climáticos adversos, com tempestades, vendavais e raios.
“O sistema elétrico brasileiro é aéreo, ou seja, está sujeito às ações externas”, pontua, acrescentando que, para fazer frente a esse processo, a Celesc se prepara com ações focadas em três frentes: investimentos para expansão do sistema elétrico; medidas preventivas; e reforço no atendimento técnico e comercial.
Com a priorização da empresa nas cidades que recebem grande fluxo de turistas, os municípios da periferia seguem tendo dificuldades e a cada trovoada a mesma novela. Alguns consumidores de São João Batista e Nova Trento chega a ficar entre cinco e 30 horas sem fornecimento.
Ações preventivas
Ainda de acordo com a Celesc, até o final de 2015, serão investidos R$ 12 milhões em poda e roçada para redução das ocorrências, já que cerca de 30% são relacionadas à vegetação na rede. O objetivo é evitar desligamentos e minimizar interferência de fatores climáticos em linhas de distribuição.
Outra medida foi a avaliação periódica da rede elétrica por meio de termovisores – sensores que medem a temperatura de equipamentos – para detectar pontos com aquecimento excessivo e realizar a manutenção ou substituição de componentes. Nos últimos seis meses, foram inspecionados 11 mil quilômetros de rede, em que foram identificados 833 “pontos quentes”, que foram substituídos preventivamente, antes que pudessem ocasionar alguma interrupção no fornecimento de energia.
Atendimento aos consumidores
Como medida que a empresa já diz ser usual, de dezembro a março a Celesc teria reforçado as equipes de atendimento técnico e comercial, por meio da Operação Verão e da Operação Apoio Técnico, iniciativas que recebem investimentos de R$ 3 milhões e incrementam em cerca de 20% seu quadro próprio de profissionais.
Para ter respostas mais rápidas frente às ocorrências, a Celesc irá contratar 39 equipes adicionais de eletricistas. No mesmo período, são contratados 30 atendentes para integrar as equipes das lojas de atendimento presencial nos municípios de Florianópolis, Joinville, Itajaí, Tubarão e Criciúma. O call center da empresa também recebe incremento de 30% na força de trabalho, passando dos 230 postos de atendimento para 300, durante o verão.
A Operação Verão é voltada aos municípios do Litoral (regiões de Florianópolis, Itajaí, Criciúma, Tubarão e Joinville), com forte sazonalidade, enquanto a operação Apoio Técnico é realizada para reforçar o atendimento ao interior, principalmente nas regiões de Blumenau, Mafra, Rio do Sul.