O que é ruim pode ficar ainda pior para os moradores dos municípios do Vale do Rio Tijucas. A Centrais Elétricas de Santa Catarina, Celesc, pretende fechar sua agência no município de Tijucas, que é utilizada como base para atendimentos da região. Movimentação para encerramento das atividades está sendo feita em silêncio, para evitar protestos contra a decisão.
Prefeito de Nova Trento, Gian Voltolini (PP), tomou conhecimento do fato e já mobiliza gestores dos demais municípios para buscar uma solução com o presidente da Celesc. As consequências para o fechamento da unidade ainda não foram calculadas. Mas devem afetar a manutenção de redes que teria os serviços terceirizados. Os atendimentos de emergência também serão afetados.
Nos últimos anos, São João Batista tem sido campeão em reclamações contra o antedimento da empresa. Falta de investimentos em melhorias na rede é a principal queixa dos batistenses. Quedas constantes no fornecimento de energia geram prejuízos para as empresas e irritam os moradores.
Uma reunião entre os prefeitos da região e a representantes da Celesc deve acontecer nos próximos dias, mas a data ainda não foi confirmada.