Bastaram poucas horas de chuva para a medição do nível do Rio Tijucas, na régua que fica localizada na Ponte Deputado Joaquim Ramos no Centro de São João Batista, apresentasse variação. Na Capital Catarinense do Calçado choveu apenas 18 milímetros nas últimas 24 horas, mas em Nova Trento o volume ultrapassou os 50 mm e em Major Gercino 54 mm, de acordo com dados da Epagri Ciram o que interferiu no nível do rio. A medição saiu de 59 centímetros acima do normal as 16 horas de terça-feira (16) para 3,99 metros as 06 horas da manhã desta quarta-feira (17). Na última medição, às 9 horas, a água já havia baixado para 3,48 metros.
O volume de chuva acumulada em Major Gercino em poucas horas, trouxeram problemas para diversas localidades. No Campinho em Boiteuxburgo e Barra Negra a água dos ribeirões e rios deixaram a calha e invadiram ruas e terrenos. Para ter ideia da quantidade de chuva que a região do interior de Major Gercino recebeu só na tarde de ontem, os dados da Epagri Ciram apontam que em 72 horas o acumulado de chuva foi de 52 milímetros.
Mesma situação foi conferida em Nova Trento que teve problemas no escoamento da água e diversas ruas alagadas. A noticia ainda não é boa, já que o tempo segue instável em todo o estado ao longo da quarta-feira. Até ocorrem períodos de melhoria, aberturas de sol, mas são as nuvens que seguem predominando na maior parte do tempo, principalmente nas áreas entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Norte. Principal preocupação da Defesa Civil e autoridades é com os deslizamento de terra, principalmente nas áreas já mapeadas como sendo de risco.
De acordo com os meteorologistas, a segunda parte da semana segue com as mesmas condições do tempo. Muitas nuvens, intercalando com aberturas de sol e chuva ocorrendo em forma de pancadas. Sempre com poucas cidades registrando chuva no período da manhã, já que as instabilidades vão continuar ocorrendo em mais áreas no período em tarde e noite.