As chuvas que atingiram a região nesta terça-feira (16) trouxeram problemas para diversos cidades de Santa Catarina, incluindo Nova Trento e Major Gercino. Os dois municípios do Vale registraram alagamentos e problemas para locomoção dos moradores durante a tarde. Apesar das fortes chuvas o nível do Rio Tijucas permaneceu estável, e por volta das 20 horas estava em 1,40 metros acima do normal.
Nova Trento registrou pontos de alagamentos no bairro Trinta Réis, na Rua Alferes e no bairro Vígolo, na Rua Madre Paulina e Rua Militão Costa. O diretor da Defesa Civil, Eduardo Fabris da Silva, percorreu os bairros da cidade para verificar todos os locais atingidos. “No Vígolo a drenagem não suportou a água. Choveu quase 40 milímetros em cerca de meia hora. Algumas empresas e casa foram afetadas, mas a água não chegou a entrar nas estruturas”, afirma. Nas últimas 18 horas choveu 50 milímetros e o Rio do Braço a 2 metros acima do normal.
Em Major Gercino foram registrados alagamentos na Nova Galícia e Bouteuxburgo assustando os moradores do interior do município. Não há registro de danos a residências. Moradores da região postaram nas redes sociais imagens que mostravam a situação na tarde desta terça. Os principais problemas relacionados a chuvas para Major está relacionado às estradas do município que ficam em situação precária, dificultando a locomoção dos moradores.
Na região a cidade que teve maiores danos provocados pela chuva foi Brusque. Ruas e casas foram alagadas. Na Rua Axel Krieger, Bairro São Leopoldo, uma moradora registrou a queda de barreira. O barranco cedeu e tomou conta da via. No local também foi registrado grande volume de água na pista. O cruzamento das ruas Joaquim Zucco e Osvaldo Niebuhr voltou a ficar intransitável por conta do acúmulo de água após o temporal.