O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia nesta segunda-feira (01/08) em São João Batista e todo o País o processo de coleta de dados de casa em casa para o Censo 2022. A estimativa é que a pesquisa, que é fundamental para implementação de políticas públicas, seja concluída até outubro.
O trabalho será efetuado por recenseadores uniformizados com colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível confirmar a identidade do agente pelo site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181, informando nome, matrícula ou CPF do recenseador.
Serão aplicados dois tipos de questionário durante as visitas. O básico, com 26 quesitos, leva em torno de cinco minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas, leva cerca de 16 minutos e será utilizado em cerca de 11% dos domicílios. A seleção da amostra é aleatória e feita automaticamente no DMC do recenseador.
Qualquer morador, acima de 12 anos, capaz de fornecer as informações, pode responder ao recenseador por todos os demais moradores daquele domicílio. Ou seja, apenas uma pessoa do domicílio responderá por todos os residentes. Todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos.
Este ano, além da coleta presencial, é possível responder ao Censo também pelo telefone ou pela internet. No entanto, conforme destaca o IBGE, de qualquer maneira é preciso que o recenseador visite o domicílio para captar as coordenadas e fazer o contato com o morador.
A partir da visita, o cidadão pode realizar ou agendar a entrevista presencial, marcar com o recenseador uma entrevista por telefone ou optar pelo autopreenchimento via internet. Neste caso, será entregue um e-ticket com validade de sete dias. O IBGE tem ainda uma central telefônica exclusiva, o Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181, para o esclarecimento de dúvidas.