Não teve tumulto e a votação foi unânime. Os vereadores decidiram aprovar por unanimidade projeto que garante melhorias nas estradas do interior de Major Gercino. Com votação, parlamentares deram aval para que Prefeitura Municipal firme convênio com o Governo do Estado, através do Programa SC Rural. A sessão foi realizada na noite desta segunda-feira (14).
De acordo com o presidente do Legislativo, Claudir Ernane Albanaes (PT), havia ‘consciência’ que projeto seria aprovado, e única dúvida relacionada a medida era se a execução ficaria com o Estado ou Município. “Nós ficamos discutindo com o Estado até o último momento. Quando eles disseram que para o Estado fazer iria dar um transtorno muito grande, teria possibilidade mas remotas. Estaria sujeito a perder os recursos. Então foi aprovado”, afirmou.
Claudir diz que faz oposição ao prefeito João David e que não se consideram perdas com aprovação do projeto. “Quem ganhou foi o município. Nós não perdemos nada. Esse barulho e festa feito hoje, vai se transformar em responsabilidade para o prefeito, em executar bem essa obra”, diz. Uma comissão envolvendo agricultores e vereadores será criada para fiscalizar as obras do SC Rural.
Prefeito João David considera a aprovação uma vitória pessoal. Mas, ele afirma que a pressão dos agricultores foi importante para que vereadores reconsiderassem a posição. “A vontade popular tem mita força, e os vereadores tiveram que aprovar na marra o projeto. Caso contrário, teriam que se explicar aos agricultores”, relata David.
RELEMBRE O CASO:
Sob vaias e escoltados por policiais militares de São João Batista e Canelinha, os vereadores de Major Gercino deixaram a sessão do dia 31 de agosto. Mais de 100 pessoas acompanharam a reunião, em que deveria entrar em votação Medida Provisória que garantiria convênio entre o município e o Governo do Estado para execução do programa SC Rural.
Moradores do interior lotaram o plenário e os entornos da Câmara de Vereadores, pedindo para que o projeto fosse apreciado pelos parlamentares. Com a negativa do presidente do legislativo, os populares vaiaram e iniciou tumulto no local. A reunião foi suspensa e os membros da oposição se trancaram na sala das comissões até chegada da Polícia Militar.
Assinatura do SC Rural garantiria melhorias em estradas do interior de Major Gercino. O projeto foi rejeitado pela oposição, e a pressão dos moradores do interior se intensificou. Serão cerca de R$ 2,4 milhões investidos em infraestrutura. Na última semana o prefeito João David enviou uma Medida Provisória, para que os vereadores voltassem a analisar o tema.
Na sessão da segunda-feira (31), o presidente Claudir Ernane Albanaes (PT), disse desconhecer o assunto. Ele deixou a Câmara sob gritos e vaias.
Em épocas de chuva, cerca de oito mil litros de leite são jogados fora todos os dias, por dificuldade em escoar o produto. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marlene Aparecida Ribeiro, para alguns produtos é possível estocar, no caso do leite a única possibilidade seria o queijo que nem sempre há comercialização. Com o SC Rural, município executaria melhorias e auxiliaria os produtores rurais.