A espera pela construção do Ponte do Jora, na Rua Zunino Neto, em São João Batista, teve um fim. Começou na tarde desta quinta-feira (29), os trabalhos no local. Uma perfuratriz já iniciou a perfuração para estaqueamento da estrutura. Foram quase dois meses de espera, e prejuízos para comerciantes e moradores da região que são forçados a usar um desvio pela Avenida Egídio Manoel Cordeiro.
Obra foi paralisada em agosto, após se descoberto um erro no projeto. As estacas que ficam no leito do rio e fornecem sustentação a estrutura, foram projetadas sem analise do solo, e calculadas em sete metros. Após análise de técnicos, foi descoberto que seria necessário estaqueamento com dobro de profundidade, dada a fragilidade do solo no local.
Problemas na fiação de alta-tensão também impediam a colocação dos equipamentos da construtura, o que levou o município a acionar a Celesc para fazer a troca do cabeamento, garantindo a segurança das obras.
De acordo com o prefeito Vilmar Machado, não existem mais riscos de atrasos na execução da ponte. Ponte deverá se entregue a comunidade em 60 dias. “Todos os comerciantes estavam reclamando a mais de 30 dias, desse buraco aberto em um dos principais acesso ao centro. Nós prometemos que iriamos inciar a construção e estamos cumprindo”, disse.