Eram 19h30min desta quarta-feira, 7, e a expectativa já era grande entre as pessoas que aguardavam ansiosamente para receber os restos mortais do fundador da Comunidade Bethânia, Pe Léo. Em um carro repleto de crianças vestidas de anjo, os restos mortais do sacerdote conhecido nacionalmente, chegaram na cidade de São João Batista – SC. Uma missa presidida por Pe Vicente e concelebrada pelos padres de Bethânia foi realizada para coroar este momento histórico. A celebração findou também o Cerco de Jericó que faz parte das comemorações dos 20 anos da Comunidade Bethânia.
Os restos mortais do Pe Léo ficarão na Comunidade Bethânia em uma capela reservada no Memorial para visitações. Em sua homilia, Pe Vicente, destacou a participação da família do sacerdote neste processo tão importante. “ Bethânia agradece de todo o coração aos irmãos e todos os familiares do Pe Léo que foram tão generosos e prestativos em participar e apoiar este momento. Léo foi quem ouviu a inspiração do Espírito Santo em iniciar este projeto, ele amou até o seu último minuto esta Comunidade. Para nós, é emocionante recebê-lo novamente em casa”, ressaltou Pe Vicente.
O Padre Léo
Padre Léo tornou-se famoso por ser um humorista da Sagrada Escritura. Fundador da Comunidade Bethânia e incansável na missão, deixou como maior exemplo uma verdadeira proposta de acolhimento num mundo tão cheio de individualismo. “Os ensinamentos do Pe Léo perpetuam gerações. A memória é viva em nosso meio. Procuramos colocar em prática em nosso dia a dia, tudo aquilo que ele sonhou para Bethânia”, disse Pe Vicente.
Seu carisma tornou-se amplamente conhecido no Brasil, por meio de sua grande atuação na Renovação Carismática Católica. Foi pregador de multidões, desde o seu tempo de formação presbiteral. Participou de Cenáculos e vários outros encontros, patrocinados pela Renovação Carismática, que atraiam milhares de pessoas em grandes ginásios e estádios como Morumbi, Pacaembu, em São Paulo e em outros estados brasileiros.
Atuou como verdadeiro profeta do Coração de Jesus em vários meios de comunicação. Publicou 27 livros, atuou em programas católicos de televisão na Associação do Senhor Jesus, em Valinhos – SP e, posteriormente, no Sistema de Comunicação – Canção Nova, em Cachoeira Paulista – SP, onde ganhou fama nacional e internacional.
Após 16 anos de sacerdócio, vivendo integralmente o seguimento de Cristo, Tarcísio Gonçalves Pereira, mais conhecido como Pe Léo, veio a falecer em 4 de janeiro de 2007, aos 45 anos, vítima de infecção generalizada por causa de um câncer no sistema linfático.
Eventos em comemoração aos 20 anos
A programação em alusão aos 20 anos de fundação da Comunidade segue até o dia- 12 de outubro, data da grande festa. Nesta quinta-feira (8/10), haverá uma Santa Missa presidida por Dom Wilson na Comunidade Bethânia. Amanhã (9/10), será realizado o III Colóquio sobre Dependência Química, às 13 horas, no Centro Cultural de São João Batista. Já, às 20 horas, ocorrerá o Lançamento da Biografia Padre Léo, também no mesmo local.
No sábado (10/10), ápice da programação, uma Santa Missa, às 19 horas, antecederá o show gratuito com o missionário e músico Católico, Eugênio Jorge, ambos no Centro de Eventos de São João Batista. O domingo contará com a Santa Missa às 11h.
Para encerrar toda a programação, no dia 12 de outubro, está sendo organizada a Santa Missa, às 15 horas, em comemoração aos 20 anos de fundação e lançamento da Pedra Fundamental da Igreja do Espírito Santo.