Através do programa SC Rural e da Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural – o distrito de Pinheiral, no interior de Major Gercino, passa a contar com uma indústria de sucos de uva, através da Coopermajor – Cooperativa Agroindustrial de Major Gercino.
O objetivo é proporcionar aos agricultores locais, a possibilidade não somente de plantar a uva, bem como transformar em uva e comercializar. No primeiro momento, serão fabricados sucos de uva, em um total de 50 mil litros ao ano. Em breve, a geleia deve ser produzida, bem como há a possibilidade de se fazer o vinho.
A inauguração realizou-se na tarde de sexta-feira, 15, e contou com a presença do gerente de projetos do SC Rural, André Ricardo Poletto, da gerente regional da Epagri, Adriana Tomazi Alves, do prefeito Valmor Pedro Kammers, vice-prefeito, Moacir Batisti, vereadores locais, secretário de Agricultura Valdecir Marchi, além da presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Marlene Aparecida Ribeiro Fuck.
Para o produtor e presidente da Coopermajor, Elvino Staroski, esta cooperativa é a certeza de que a vida dos agricultores vai melhorar, pois terão a possibilidade de produzir em maior quantidade. “Desde nossos avós produzíamos sucos de forma artesanal. Não tem como ser em grande quantidade. E, agora, teremos essa possibilidade de produzir bem mais”, analisa.
O prefeito Valmor Pedro Kammers ressalta a importância da Coopermajor, para que o produtor possa ter um bom valor agregado do produto. “Com certeza eles terão esse ganho que, para nosso agricultor, é muito importante”. Kammers ressalta que a Secretaria de Agricultura e o próprio município são parceiros desses projetos.
A produção de queijo também deve receber investimentos para que se possa fomentar a produção e comercialização deste produto.