A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta nesta quarta-feira (30) para a forte agitação marítima e a chance de alagamento nas áreas costeiras do Estado. Tempestade cria condições favoráveis para rajadas de vento e mar agitado em toda Santa Catarina.
As condições devem ocorrer a partir da presença da tempestade ‘Raoni‘, ainda na altura do Litoral gaúcho, mas que está influenciando na situação climática catarinense.
Após um ano do ciclone extratropical bomba que passou por Santa Catarina, o Estado registra um novo fenômeno, de menor porte, nesta última semana de junho. Batizado de ‘Raoni’, o intenso sistema de baixa pressão tem seu nome nas origens tupiniquins. A expressão significa “grande guerreiro” em tupi-guarani e está na lista de ciclone atípicos da Marinha.
Para o CHM (Centro de Hidrografia da Marinha), o sistema está classificado como uma tempestade subtropical, por conta de sua intensificação. O órgão também afirma que na noite do dia 28, um ciclone subtropical se formou em alto mar, ficando a aproximadamente 310 quilômetros da região costeira do Rio Grande do Sul.