O município de Tijucas tem uma relação muito íntima com a natureza local, com o Rio, Mar, Baía, bem como com os vales e montanhas da região. Os recursos hídricos locais já possuem grande valia social, econômica, cultural e ambiental para a comunidade tijuquense.
O tema exige a realização de atividades que contribuam para a sustentabilidade na região, através da sensibilização ambiental aliada à inclusão social, principalmente de crianças e adolescentes da cidade.
Neste sentido, vem sendo executado em Tijucas o projeto “Pescando Inclusão”, apoiado pelo Fundo para Infância e Adolescência (FIA) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Tijucas (CMDCA), com integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS de Tijucas.
Através de encontros semanais com oficinas teóricas e práticas, são compartilhadas informações relacionadas aos recursos hídricos, ecossistemas marinho e terrestre, pesca, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, sociedade e cidadania.
De acordo com Thiago Martins, assessor ambiental da Associação Caminho das Águas de Tijucas, o projeto realiza também saídas de campo e visitas técnicas para reconhecimento das áreas naturais da região.
“Trabalhamos com eles assuntos como ecossistemas terrestres, marinhos e costeiros, além de atividades de valorização cultural, história, pesqueira, agricultura e agroecologia, promovendo ainda a articulação interdisciplinar a partir de diferentes espaços educativos e de inclusão social em relação ao meio ambiente local”, explica Thiago.