Estudantes da Escola de Educação Básica Professora Minervina Laus, de Canelinha participará, entre os dias primeiro e cinco de agosto, em Florianópolis, da 21ª Edição do Parlamento Jovem. Cinco alunos representarão o educandário, que faz parte da rede pública estadual da Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque. O programa é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e está sob a coordenação da Escola do Legislativo.
O objetivo do Jovem Parlamentar é aproximar os estudantes do Ensino Médio da política e dos assuntos relacionados à vida pública. “Discutindo e percebendo que as mudanças que a sociedade almeja passam por uma questão política. Por isso a importância de escolher com cautela os representantes políticos e acompanhar de perto sua atuação como gestores públicos”, explica a diretora da EEB Minervina Laus, Patrícia Borati.
Entre os meses de abril e julho os alunos do Ensino Médio e professores foram apresentados ao programa pela Escola do Legislativo, conhecendo o trabalho dos parlamentares e o funcionamento da Assembleia Legislativa. “Os alunos e os professores responsáveis pelo programa na escola, Roselene Cirilo Grippa e Jaison Simas, com o apoio da direção e da professora orientadora de Tecnologia Educacional, Ana Paula Silva, iniciaram os trabalhos, incentivando os alunos a desenvolverem toda a proposta do Programa Parlamento Jovem”, relatou a diretora.
Segundo Patrícia, os alunos foram incentivados a participar do processo eleitoral, disputando uma das 40 vagas para deputado do Parlamento Jovem. Sete estudantes se inscreveram. Após a homologação das candidaturas os alunos tiveram um momento para apresentar propostas para a comunidade escolar e justificar o motivo da sua participação no projeto.
Os alunos do Ensino Médio tiveram direito, através do voto secreto, de escolher cinco estudantes para representar toda a comunidade escolar na 21ª Edição do Parlamento Jovem. “Durante todas essas atividades nos reunimos várias vezes para discutirmos quais projetos de lei, indicações e sugestões poderíamos apresentar na plenária, justificando a importância dessas matérias para todo o Estado de Santa Catarina. Participar desse projeto foi de grande importância para toda comunidade escolar, pois aprendemos que podemos fazer a diferença na sociedade em que vivemos, iniciando por pequenas ações em nossa casa, escola, bairro e município”, disse Patrícia.
Os jovens selecionados para representar a EEB Minervina Laus na 21ª Edição do Parlamento Jovem foram Matheus Gomes Andrezejewski, Sidnei Cristian Amorim, Nicolas Bissoli Schwartz, Camila de Oliveira e Higor David Leal. Além da escola de Canelinha, também representarão a Gerência de Educação da ADR Brusque estudantes da EEB Dom João Becker, de Brusque.