Em meio a situação de calamidade do município, e parte da equipe da Secretaria de Educação e professores atuar para recuperar danos causados nas escolas do município, o secretário Gregório de Souza Filho, o Gorinho, deixou o cargo em função de férias concedidas pelo próprio município. No entanto, ele não deverá retornar ao cargo, e em 2023 São João Batista deverá ter novo comando na educação.
Interinamente a Secretaria está sendo comandada pelo chefe de gabinete Jean Kayser. Nos bastidores Gorinho já vinha indicando a possibilidade de deixar a Secretaria no próximo ano, já que pretende investir em projetos pessoais, no entanto a saída de férias nesse momento deixou parte da equipe da prefeitura surpresa.
Segundo informações apuradas nos bastidores, o prefeito teria optado conceder férias ao secretário para adiar o processo de exoneração, já que a Administração está focada nos trabalhos de recuperação da cidade que foi devastada pela enchente.
Ainda não existe definição do nome para comandar a pasta, mas o prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, já havia sinalizado que desejava deslocar a atual secretária de Administração, Rosane Sartori Rosa, para a Educação. Rosana resiste a essa ideia e outras alternativas também são consideradas pela Administração Municipal.