A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ribanceira do Sul participou de uma capacitação sobre suporte básico de vida na tarde desta terça-feira (20). As atividades abordaram os protocolos para reconhecimento de uma parada cardiorrespiratória (PCR) e realização de manobras com o objetivo de manter a vítima viva até a chegada de uma unidade especializada.
O treinamento foi conduzido pelo médico da unidade, Gabriel Henrique de Castro Ricardo, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar. A capacitação contou com atividades teóricas e simuladas, tendo como propósito preparar os servidores para agir em situações como esta.
“A parada cardiorrespiratória é a maior das emergências dentro da medicina. É o evento final de qualquer doença que ameace a vida de alguém. Saber reconhecer um indivíduo em PCR e como proceder é decisivo para aumentar sua chance de sobrevivência”, destaca a secretária municipal de Saúde em exercício, Karla Dalsenter.
No próximo dia 30, a Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista disponibilizará a capacitação também aos agentes comunitários de saúde, como atividade integrante do curso Saúde com Agente.