A operação de rotas de coleta de lixo orgânico em São João Batista em áreas urbanas passará a ser executada pela Saay’s Soluções Ambientais. A empresa iniciou a prestação dos serviços no município nesta semana, com dois caminhões compactadores e equipe de trabalho formada por oito pessoas (dois motoristas e seis garis). O custo mensal para o Sisam será de R$ 59,6 mil.
“O modelo é semelhante ao que já vem sendo adotado há alguns anos para a coleta de lixo reciclável, com a terceirizada sendo responsável tanto pelos equipamentos como pelos colaboradores”, comenta a diretora-executiva do Sisam, Andréia Costa.
Conforme ela destaca, para que o recolhimento seja efetuado de forma adequada, é fundamental que a população realize corretamente a separação dos resíduos e os coloque em recipientes adequados ao peso.
A solicitação da autarquia é que sejam utilizados sacos de cor preta para o armazenamento de lixo orgânico. E, de cor azul, para o lixo reciclável. A proposta de separação por cor tem como objetivo facilitar tanto o processo de separação de lixo em casa como de coleta por parte das equipes responsáveis.