Falta de combustível nos postos, em razão da greve dos caminhoneiros já afeta a rotina das Prefeituras no Vale do Rio Tijucas. Major Gercino, São João Batista e Canelinha emitiram notas informando que o uso de veículos está limitado ao transporte de urgências e emergências, além das estudantes da rede de ensino.
Em nota a Prefeitura de São João Batista informa que devido à impossibilidade de abastecimento da frota de veículos, serviços públicos não essenciais poderão sofrer restrições nos próximos dias. O combustível ainda em estoque na prefeitura será utilizado somente para o abastecimento de veículos que atendem as áreas de Transporte Escolar e Saúde.
Já Canelinha afirma que a prioridade será abastecer a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Municipal Hospitalar de Canelinha – urgência e emergência – sendo que serão mantidos os deslocamentos com as vans (transporte dos pacientes de hemodiálise e CEPON); o atendimento de transportes já agendados pelo SUS; serão suspensas as visitas, exceto de emergências. As urgências e emergências serão avaliadas pelas equipes e encaminhadas conforme suas prioridades.
No fim da tarde desta quarta-feira (23) a Secretaria de Saúde de Major também distribuiu nota informando que o atendimento de transporte de pacientes está restrito a urgência e emergência, sendo mantido o deslocamento com as VANS de transporte e pacientes acompanhados pelo CEPON. A Secretaria está mantendo o atendimento de transporte já agendado pelo SUS. As urgências e emergências serão avaliadas pelas equipes da secretaria municipal de saúde e encaminhadas conforme suas prioridades.
O governo federal espera conseguir negociar com o movimento dos caminhoneiros, que hoje atinge o quarto dia de greve, paralisando o abastecimento de vários setores no país. Os caminhoneiros se queixam do preço final do diesel.