Formado para auxiliar quem foi atingido por perdas significativas em decorrência das chuvas, o Fundo Comunitário de Reconstrução do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM) contemplou mais uma família de São João Batista. Moradora do bairro Tajuba II, Daiane Vianna recebeu uma carta de crédito de R$ 4 mil como auxílio financeiro para aquisição de móveis e eletrodomésticos.
“É uma ajuda de grande tamanho, que nos alivia bastante. Estamos muito agradecidos”, disse Daiane. Em janeiro, a residência onde ela mora com o marido Abel e o filho Gabriel, de 3 anos, foi atingida pela queda de um muro e, na sequência, invadida pela lama. A entrega do benefício foi realizada na tarde desta quinta (12), na prefeitura municipal, pela coordenadora do Fundo, Aghata Gonsalves, e pela assessora de projetos do ICOM, Larissa Dutra.
O ato foi acompanhado pelo prefeito Daniel Netto Cândido, pelo coordenador regional da Defesa Civil, Ricardo Ângelo Volpato, pela secretária de Assistência Social, Janifer Otto, pela chefe de gabinete, Rosane Sartori Rosa, pelo coordenador municipal de Defesa Civil, Jofre Melzi, e pela coordenadora da Fundação do Meio Ambiente, Fernanda Brasil Duarte. No fim de fevereiro, uma outra família da cidade já havia sido contemplada.
Os recursos foram arrecadados pelo Fundo Comunitário de Reconstrução do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM), com correalização da secretaria de Estado da Defesa Civil e do movimento Acredito. As famílias devem fazer as compras nas lojas parceiras.
Saiba mais sobre o Fundo
O Fundo Comunitário de Reconstrução foi criado pelo ICOM, em parceria com a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, para ajudar famílias e OSCs (Organizações da Sociedade Civil) atingidas por perdas significativas em decorrência das chuvas a darem o primeiro passo na reconstrução de suas vidas e comunidades.
Ao todo, foram arrecadados R$ 253,5 mil. Os recursos foram repassados a 55 famílias de Santa Catarina e cinco OSCs atingidas pelas fortes chuvas de janeiro. Destinaram recursos para a iniciativa o Instituto C&A, ASAS Incorporações e Habitat Ltda, Involves Tecnologia e Inovação, Centro Acadêmico Cinco de Julho (CACIJ), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Lojas Koerich, além de outras 73 pessoas.
Para selecionar os beneficiados, a equipe técnica utilizou os seguintes critérios: a necessidade do cadastro dos membros das famílias no CadÚnico e o fato de residirem em áreas de vulnerabilidade social. Além disso, famílias com crianças, pessoas acamadas, com deficiência física e idosos, nesta ordem, foram priorizadas.