Cerca de 30 famílias que residem em área de terras situada no Bairro Cardoso, na estrada do Moura, tiveram um triste notícia na semana que antecede o Natal. Um oficial de justiça entregou intimação da justiça da Comarca de São João Batista que decretou um prazo de 60 dias para que os moradores deixem suas residências voluntariamente ou serão retirados com uso de força policial.
Nesta segunda-feira (18), a moradora Juci Ventura fez um desabafo na rede social Facebook, sobre a situação das famílias que residem no local. De acordo com ela, os terrenos não foram invadidos, mas que foram enganados pelo vendedor dos lotes. “Triste por lutar uma vida inteira para adquirir um pedaço de chão. Triste por trabalhar anos para construir sua casa, porque em questão de minutos tudo está no chão. Triste por perdermos nosso direito a moradia”, relatou.
Ela afirma que mesmo o registro em cartório não teve valor na batalha pela posse da terra. “Tantos anos lutando pelos nossos direitos e tantas batalhas perdidas, mas nunca desistimos porque isso não nos foi dado graça e nem invadimos. Nós trabalhamos e compramos estes terrenos, mesmo que sendo por uma pessoa sem coração que não pensou nas consequências”, diz a moradora.
O drama dos moradores da Nova Esperança, no Cardoso é antigo e uma decisão havia sido publicada em 2008. Em 2015 uma nova determinação obrigava os moradores a deixarem as terras. O assuntou seguiu sendo discutido na justiça e reunião com autoridades políticas foram realizadas. Mesmo assim, nesta semana a intimação da justiça foi entregue aos moradores.