Criada em agosto de 2017, a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fumab) tem, gradativamente, ampliado sua atuação em São João Batista. Mais um passo foi dado na última semana, com o início de um trabalho de conscientização ambiental nas unidades de ensino do município.
Atendendo a convite, a equipe da Fumab ministrou palestras sobre o assunto na Escola Reunida Prefeito Sinézio Octaviano Dadam. Cerca de 250 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental participaram das atividades, que incluíram, em parceria com o Sisam, a distribuição de sementes de árvores nativas.
Entre os tópicos abordados, esteve a importância da preservação das florestas, especialmente da Mata Atlântica, que ocupa uma área de 11.657 hectares em São João Batista (equivalente a 52,73% do tamanho original). Também foi trabalhada a questão do descarte adequado de resíduos e os impactos no meio ambiente.
As palestras contaram com a participação da diretora-executiva da Fumab, Fernanda Brasil Duarte, da engenheira ambiental Ana Paula Clauberg, do engenheiro civil Guylherme da Cunha, da bióloga Sandra Motikawa e da fiscal de meio ambiente Stela Lopes de Lima.