O governador Raimundo Colombo inaugurou, na sexta-feira,19, a pavimentação asfáltica da Rua Otílio Furtado, no Bairro Papagaios, em Canelinha. A obra de R$ 1,9 milhão foi executada com recursos do Fundo Social. A via de dois quilômetros recebeu além do asfalto, passeio e sinalização, e vai beneficiar cerca de 350 famílias.
“Temos alguns programas que estão se tornando a essência do nosso governo. Nós temos valores comunitários que são muito importantes e esses programas são para valorizar os locais. Essa obra é um exemplo, e mostra a dimensão do que está sendo feito em todos os municípios. É um resgate, um fortalecimento do nosso modelo de desenvolvimento, valorizando as cidades”, disse Colombo.
Para o prefeito de Canelinha, Antônio da Silva, o Fundo Social, assim como o Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), é uma das grandes ações do Governo do Estado para auxiliar no desenvolvimento dos municípios. “Sabemos das dificuldades das cidades menores em executar algumas obras, e muitas delas , como essa, se tivéssemos que dar contrapartida não seria possível realizar. É uma grande conquista para a comunidade desse Bairro que tanto sofria com a poeira e a lama”, afirmou o prefeito.
O Fundo Social financia programas e ações de desenvolvimento, geração de emprego e renda, inclusão e promoção social, no campo e nas cidades, no Estado, inclusive nas áreas da cultura, esporte e turismo, educação especial e educação superior.
O casal de moradores de Canelinha, Luiz e Maria Girolla, relatou a importância da pavimentação para a comunidade do Bairro Papagaios. “Mudou tudo aqui. É uma grande vitória. Vivíamos no meio da poeira, isso complicava os trabalhos, não podíamos estender as roupas no varal ou manter as janelas da casa aberta. Hoje encontramos uma outra realidade, além de ter valorizado o nosso Bairro. Só temos que agradecer.”
Moraci Pereira , morador há 33 anos do bairro, destacou que a comunidade se sente valorizada com a obra. “Antes era buraco, lama, poeira. Hoje podemos dizer que estamos no paraíso. É um grande ganho. Não tenho nem palavras para dizer o que isso significa.”
O secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, que acompanhou o ato, disse que o Estado vive um momento importante, onde as obras estão sendo concluídas e trazendo resultados positivos para o desenvolvimento local. “O Fundo Social foi um programa muito bem recebido pelos municípios. E se conseguiu fazer obras de qualidade, em tempo recorde, e com custos adequados, de acordo com as necessidades de cada município.”
Colombo ressaltou ainda as obras que estão sendo feitas por meio do Fundam. “Nós já passamos para as prefeituras mais de R$ 600 milhões. Estão sendo asfaltadas ao mesmo tempo nos 295 municípios, 1.337 ruas, isso representa cerca de 535 quilômetros de extensão. E também são muitas máquinas sendo adquiridas, além de obras de construção de creches, escolas, postos de saúde, ginásios, praças e centro de idosos. Vamos continuar nesse trabalho desenvolver o nosso Estado. Sabemos o que isso representa para as