O grupo entrou na trilha por volta das 8 horas e ficam perdidos na mata. Somente as 16 horas conseguiram contato com um socorrista do Corpo de Bombeiros que estava de folga. Ele orientou as pessoas a permanecerem no local, e acionou a guarnição.
Com a localização do grupo os socorristas conseguiram encontrar o grupo. Uma das integrantes apresentava suspeita de entorse em um dos pés e foi imobilizada, recebeu atendimentos e foi encaminhada ao Hospital Monsenhor José Locks.
O Morro da Gurita é um dos pontos mais visitados por moradores e visitantes de São João Batista. Se tornou ainda mais popular durante a pandemia do novo coronavírus, principalmente entre os trilheiros.
A 654 metros acima do nível do mar, com uma visão privilegiada de toda a região. Há proximadamente 70 anos, três moradores locais instalaram uma cruz de madeira, após um deles fazer uma promessa e ser atendido, devido a um problema de saúde na família. Recentemente uma nova estrutura, de metal e maior, foi instalada no local.