A Câmara de Vereadores de São João Batista produz série de reportagens, publicada em parceria com os veículos de comunicação de São João Batista. Na oportunidade todas as mulheres que receberão o título de ‘Mulheres do Ano’, dividem conosco parte da trajetória de vida. A sessão solene onde todas serão homenageadas acontece na quarta-feira, 29, às 20h no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes, no Centro.
Guaracy Soares Pereira, 87 anos, ou simplesmente Pia, nasceu no bairro Fernandes, em São João Batista, e, há 39 mora na Tajaba I. Da vida tem muitas histórias para contar, dentre elas, as dificuldades do trabalho na roça, as alegrias de gerar vidas no ventre, ver o nascimento dos netos, bisnetos e tetranetos e convive com dor de perder um filho.
O trabalho duro nunca foi desculpa para Pia. Desde os oito anos começou a trabalhar e nunca mais parou. Foi babá, doméstica e agricultora. Depois do casamento que começou os trabalhos na roça. Dedicada, acordava cedo, cuidava da casa, dos filhos e ia para a lida nas plantações de cana, café, fumo e mandioca. “Criei todos os meus filhos na plantação e colheita”, recorda.
Pia também se lembra da evolução da cidade, dos tempos em que se usavam vestidos de chita e cetim. Das casas em construção e da balsa que passavam com toras de madeiras. “Vi muita balsa passar enquanto lavava roupa na beira do rio, já lavei roupa para fora”, recorda.
Para Guaracy, a vida foi árdua, mas na memória guarda com carinho de cada batalha enfrentada e vencida.
SOLENIDADE
Todas as mulheres receberão o título de ‘Mulheres do Ano’, dividem conosco parte da trajetória de vida. A sessão solene acontece na quarta-feira, 29, às 20h no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes, no Centro.