O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, reabriu na quinta-feira, 10, a unidade de tratamento de queimados, que ficou quatro anos em reforma. São seis leitos de enfermaria e mais dois leitos de isolamento para atender também pacientes que sofreram queimaduras de grande extensão.
Membros da Secretaria de Estado da Saúde e de entidades da sociedade civil organizada contribuíram para que a reforma fosse concluída, com arrecadação de R$ 300 mil, recurso doado por empresas privadas e captado em eventos sociais.
O HIJG possui unidade de tratamento de queimados desde a inauguração, em 1979, e recebe pacientes de todo o estado, desde os que necessitam de tratamento da fase aguda até a reabilitação de sequelas.
Para o diretor do hospital, Maxiliano de Oliveira, o Max, a volta desta ala era um de seus objetivos.
Hospital Dia
Na quinta-feira, 17, foi inaugurado o espaço destinado às novas instalações do Hospital Dia. O local é o antigo ambulatório de onco-hematologia que passou por reformas. O ato, breve, contará com a presença dos servidores do hospital e descerramento da placa inaugural.
O Hospital Dia atende pacientes que precisam permanecer sob cuidados por até 12 horas. Atualmente, o setor funciona anexo ao Ambulatório Geral. A mudança visa proporcionar mais conforto para pacientes e profissionais. Os pacientes recebem infusão, ou seja, administração de fluidos, como nutrientes ou medicamentos.
Além dos nove leitos para infusão, o Hospital Dia também abrigará consultórios que atualmente estão no Ambulatório Geral. Gradativamente, serão encaminhados para atendimento no local os pacientes das especialidades: nefrologia, endocrinologia, genética, gastroenterologia, nutrologia, pneumologia, cuidados paliativos e cirurgia plástica. Serão dez consultórios, duas salas de procedimento, sala de infusão, sala de reunião, farmácia, recepção e sala de espera.