O Ibope Média detalhou a pesquisa de consumo de rádio no Brasil, e aponta que 89% da população consome o meio rádio e a maioria utiliza o meio para receber notícias e prestação de serviços. Os dados são importantes pois determinam os hábitos de consumo de comunicação no país, e refletem nos investimentos realizados pelo setor.
Levantamento mostra alguns detalhes que explicam o atual momento de alguns universos de rádios em 13 regiões metropolitanas, além de traçar um perfil dos ouvintes. Segundo o estudo, 53 milhões de brasileiros que residem nessas regiões consomem rádio, sendo que a maior faixa etária é a de 30-39 anos (28% do total). A média de tempo que o ouvinte permanece ligado nas emissoras é de 3h50.
No ano passado o Ibope Média já havia divulgado estudo sobre as referências que os consumidores têm em relação aos meios de comunicação no país. Segundo o levantamento denominado Antropomedia, se o rádio fosse uma pessoa, ele seria considerado como um amigo, pois está sempre por perto e representa distração e companhia.
O estudo Antropomedia também pesquisou o motivo pelo qual se ouve rádio. Dos pesquisados, 41% ouvem rádio por causa do entretenimento. Já 49% ligam o rádio para ficarem informados sobre as notícias do dia e também sobre os acontecimentos factuais, já que o rádio tem a capacidade de informar instantaneamente.
Sobre “onde e quando” as pessoas costumam ouvir o rádio, 74% disseram que ouvem quando estão em casa. Já 26% consome a mídia no carro. Desses, 77% na parte da manhã. Outros 12% no trabalho (a maioria no período da tarde) e 6% acompanham a programação das emissoras dentro do transporte público.
Já o Ibope Media revela que 65% dos ouvintes buscam notícias e prestação de serviços, 47% sequência de músicas sem intervalos, 19% religioso, 18% esportes, 18% variedades e humorísticos, 11% entrevistas e opiniões e 7% participação de ouvintes e promoções. Os dados são do Target Group Index, da Pesquisa Regular de Rádio e do Monitor Evolution.