Foi inaugurado neste sábado, 19, a reurbanização e a modernização do sistema viário central no município de Major Gercino. As obras somam investimentos de R$ 2,8 milhões do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) com mais R$ 1 milhão do Programa Badesc Cidades Juro Zero.
“Santa Catarina precisa cada vez mais incentivar o seu modelo demográfico e a sua boa distribuição populacional, e para isso, é preciso levar melhorias para os pequenos municípios. Essa via ficou excelente e vai dar uma melhoria importante na qualidade de vida das pessoas que moram aqui”, disse Colombo.
Parte da via que corta a cidade, com uma extensão de 2,5 quilômetros, tem os nomes de José Manoel David, Guilhermino Albanas, Paulinho Deolindo, José de Souza. Ela recebeu investimentos do Fundam, com a contrapartida da Prefeitura de Major Gercino, que contemplaram pavimentação, drenagem, sinalização e construção de passeios com acessibilidade.
Já as ruas Pedro Gomes e Joaquim Silveira, que também fazem parte da via central, tiveram o sistema viário reurbanizado e modernizado, no trecho de um quilômetro, com recursos do Badesc Cidades.
Serão beneficiados 1,2 mil moradores diretamente e mais 3 mil de forma indireta. O prefeito de Major Gercino, João José David, contou que a obra é um sonho da população. “Hoje podemos dizer que estamos disputando para conquistar o título de uma das cidades, de seu porte, mais bonita de Santa Catarina. As pessoas estão felizes, usam o espaço para caminhada e isso influencia muito na saúde física e visual”.
Durante discurso, Colombo anunciou o convênio com o Programa SC Rural para melhorar as estradas rurais do Estado. “Dentro de alguns dias vamos celebrar convênio para melhorar todas as estradas do interior e dar mais condição de produção. Isso é essencial para manter e melhorar a qualidade de vida do catarinense e eu acredito muito no modelo. Essa é uma das razões do sucesso de Santa Catarina”.
O morador aposentado, Agostinho Antonio Marcelino, contou que o novo pavimento vai ajudar no desenvolvimento da cidade com a atração de novas empresas. “Agora podemos receber mais obras, novas empresas e mais empregos para aumentar a renda de quem vive aqui”.
“Antes era apenas calçamento e agora com o asfalto, tivemos um grande avanço na saúde e educação, além de melhorar o transporte da produção agrícola e de leite”, disse a agricultora Leonice Isabel da Silva.