Na abertura da 47a edição da mais vendedora feira de calçados do País, ontem, no Anhembi, empresários e autoridades foram unânimes em apontar a Francal como o evento capaz de impulsionar a retomada do setor. Diversas empresas de São João Batista e Vale do Rio Tijucas participam da feira na esperança de bons negócios.
O pólo conta com um estande coletivo, subsidiado pelo Sebrae/SC e apoio do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João João Batista e empresários. Estão reunidas as empresas: Via América,Studio 64, Beth Bruno, Leidi-Lu, Di Marcê, Um Terço, Aye, Giovana Pasj, Menina Rio, Ma e Me, Camila Ferraz, Smidt, Vionee, Suzana Bissoli, Ana Aguiar, Laura, Vivier, Show Rio, Fioratto, Azille e Maria Luiza.
O presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala, conclamou a todos para a virada do jogo. “A Francal, que sempre foi um marco na promoção do sapato, fará a alavancagem dos negócios que o setor espera”, comentou. Segundo ele, a Francal Feiras investiu muito trabalho para trazer importadores, além de lojistas de todo o País, buscando acelerar as vendas no segundo semestre.
Na opinião do presidente da Ablac – Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados, Imad Esper, o varejo, que perdeu 5% de vendas no primeiro semestre do ano, não pode prescindir da Francal, evento que, na sua opinião, deve ser cada vez mais fortalecido.
O presidente da Abicalçados, Heitor Klein, disse que há circunstâncias que permitem ver que o movimento da virada do setor chegou. Dentro de dois anos, ele imagina, a indústria poderá chegar aos US$ 2 bilhões em exportações, recuperando o volume de cinco anos atrás.
O governador Geraldo Alckmin, que se intitula amigo do calçado, disse “que é difícil encontrar um setor que empregue tanta mão de obra intensiva, distribua renda, que tenha a importância social e econômica, como o calçadista”. Ele acredita na retomada do setor e, mencionando o ex-presidente Juscelino, ponderou que “os otimistas podem errar, mas os pessimistas começam errado”.
No Brasil, onde predomina o clima quente na maior parte do ano, a primavera-verão é a estação mais rentável para a indústria e o varejo de calçados e acessórios de moda. Segundo estimativa da Abicalçados – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, a temporada responde por 60% do faturamento anual dos fabricantes. Para o varejo, as coleções versáteis e dinâmicas, com milhares de lançamentos colocados no mercado ao longo dos meses, permitem a diversificação das vitrines periodicamente e a extensão das vendas por até nove meses.
Tão importante quanto os negócios que a feira gera entre fabricantes, lojistas, representantes comerciais e compradores internacionais é o conteúdo de alta qualidade que oferece aos seus visitantes. Os espaços temáticos, palestras e workshops versam sobre diferentes aspectos que compõem a cadeia calçadista: moda, varejo, design, marketing, merchandising, consumo, inovação, tecnologia e outros. A partir deste conteúdo, ministrado por renomados especialistas, os visitantes profissionais ficam mais preparados para aproveitar as oportunidades da nova temporada de vendas dentro de suas respectivas áreas.
Há quase cinco décadas, a FRANCAL – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios é o evento brasileiro oficial para o lançamento das coleções primavera-verão, e responsável por volume significativo dos negócios da cadeia produtiva do setor. A feira impulsiona de forma contínua as vendas no mercado interno no segundo semestre, fomenta negócios com o mercado externo e impulsiona as exportações brasileiras.
Esta característica da feira assume importância ainda maior num cenário macroeconômico favorável às exportações, tanto pelo câmbio favorável, que torna o produto nacional mais competitivo no exterior, quanto pelo recente anúncio, pelo Governo Federal, do Plano Nacional de Exportações, que visa à ampliação de mercados por meio da desburocratização e simplificação dos processos aduaneiros, remoção de barreiras e aumento do financiamento e garantias às exportações.
Neste ano, a FRANCAL realiza sua 47ª edição entre os dias 6 e 9 de julho numa área total de 82 mil m², equivalente a todo o complexo de exposições do Anhembi, em São Paulo. Mais de 800 fabricantes, representando 2.000 marcas, apresentam ao mercado em primeira mão seus lançamentos para a temporada primavera-verão em calçados masculinos, femininos, infantis e esportivos, bolsas, mochilas, cintos, carteiras e malas, bijuterias e outros acessórios de moda.
Mais de 50 mil lojistas e profissionais do setor de todo o Brasil e cerca de mil compradores internacionais oriundos de 70 países visitam a feira anualmente, atraídos pela qualidade e design da moda verão brasileira, com toda sua diversidade de cores, materiais e texturas.
Mostra Francal Verão 2016
Um novo espaço na feira, especialmente projetado para apresentar os temas, inspirações, conceitos, cartelas de cores e modelagens que farão sucesso no Verão 2016. Criado para oferecer ao lojista uma fonte de informações para orientar suas compras durante a feira diante da vasta oferta de novidades para a temporada. Fazem parte da mostra os produtos inovadores, os que serão uma aposta e os consolidados da estação. A mostra foi construída a partir da metodologia da pirâmide de produtos e dos conceitos do Fórum de Inspirações. Tem como diretor Criativo Walter Rodrigues, estilista e coordenador de design da Assintecal.
Fórum de Moda & Marketing
O Fórum de Moda & Marketing Francal acontece durante três dias da feira (6, 7 e 8). Reúne especialistas em moda, varejo, marketing e visual merchandising para apresentar temas de relevância para o dia a dia das lojas. Entre os palestrantes estão o estilista e coordenador do núcleo de Design da Assintecal, Walter Rodrigues; a empresária Luiza Trajano, presidente da rede Magazine Luiza; Imad Esper, presidente da ABLAC (Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados); Christian Thomas, diretor do Studio 10; Nelson Batista Zimmer, pesquisador de tendências do Portal Trends LAB; Patrícia Souza, editora de Moda e diretora de Pesquisa do grupo Usefashion; e o professor e consultor Rubens Sant’Anna.
Praça de Eventos Francal
Outra grande novidade desta edição é a Praça de Eventos, local que concentra grande parte dos eventos realizados dentro da feira. Abriga não só o Fórum de Moda & Marketing, mas também a Cerimônia Oficial de Abertura, as palestras rápidas do Talk Shoe e a coletiva de imprensa da Abicalçados, a entrega do Troféu Destaque & Garra de Ouro do Grupo Sinos, palestra e mesa-redonda de design do Istituto Europeo di Design (IED), palestra com o estilista Ronaldo Fraga e a designer Heloísa Crocco do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), e palestra sobre tecnologia para o varejo pela Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC).
Salão de Bijuterias
Um dos mais tradicionais e movimentados espaços diferenciados da FRANCAL chega repaginado nesta edição: mais amplo, com visual arrojado e conceito moderno. A identidade visual foi desenvolvida para aumentar a visibilidade das 45 empresas que ocupam os 1.200 m² do espaço e valorizar seus produtos.
O Salão de Bijuterias é conhecido por oferecer produtos de qualidade, com informação de moda e preço acessível, de empresas que atuam em diferentes nichos: pedras, folheados, semijoias, pashiminas, óculos e outros acessórios. As inovações implementadas nesta edição contribuem para ampliar os negócios dos expositores e tornar a experiência de compra dos visitantes ainda mais agradável.