Ivone Cipriani Grimm, 56 anos, é casada com Vilmar Grimm há 37 anos. Católica e de um enorme coração, ela se dedica doar parte do tempo em ajudar o próximo e realizar serviços voluntários em São João Batista.
Ela conta que o primeiro convite para prestar voluntariado veio por meio do padre Luiz e padre Egídio Bertotti, em 1978 quando tinha 18 anos, onde fez parte do grupo do Apostolado da Oração. Mas, antes disso, aos dez anos, junto com o pai, o saudoso Lucas Cipriani, recolhia prendas para a Festa do Padroeiro São João Batista, além de ajudar na limpeza. Quando mais velha ajudava na decoração do salão paroquial e da igreja para receber as festividades.
Entre inúmeros serviços voluntários prestados, ela conta que foi associada e zeladora do Apostolado da Oração. Por 27 anos foi catequista e destaca a gratificação de ter preparado mais de 450 crianças para receber a primeira comunhão.
Por muitos anos, sem saber ao certo, trabalhou junto de Maria Lúcia na preparação do altar e toda a decoração da igreja para as celebrações das missas nos fins de semana. Em épocas de eventos, como 1ª Comunhão e os tradicionais tapetes de serragem no dia de Corpus Christi ela estava lá, sempre disposta a ajudar.
Ainda na igreja Católica da cidade, ajuda na produção de bolos e cafés nos dias da festa do padroeiro São João Batista, há aproximadamente dez anos. Também de maneira voluntária confecciona cartazes e lembrancinhas para eventos, seja para igrejas, escolas, creches, coordenação de grupos como Movimento de Irmãos, Legião de Maria, Alcoólatras Anônimos, Rede Feminina e professoras, essas lembrancinhas ela confessa que já perdeu as contas da quantidade produzida.
Voluntariado faz parte da vida de Ivone
Todas as quartas-feiras é voluntária no brechó do Lar Olindina Kammer no qual também atua no bingo em prol da instituição. Outro fato que recorda com carinho é do voluntariado frente a Rede Feminina de Combate ao Câncer, quando na fundação foi convidada a participar pela na época primeira dama Marcia Helena Reinert, onde trabalhou na recepção e cadastramento das senhoras no antigo Posto de Saúde. Na gestão da presidente Círia Aragão Zunino atuou como secretária voluntária do médico urologistas todas as quartas-feiras das 18h às 22h, junto da irmã Diva Miriam Cipriani.
É também voluntária na Capela do Divino Espírito Santo, no bairro Carmelo, nos eventos, também na Igreja Matriz São Vigílio, de Nova Trento, nos dias de Primeira Eucaristia. Foi voluntária para a reforma da cozinha do Hospital Municipal Monsenhor José Locks, junto ao grupo Mulheres Incansáveis , também do grupo Bíblico em Família, e atualmente faz parte da coordenação da Capela São José, no bairro Colônia Nova Itália, como secretária e está a frente da organização da tradicional festa.
Título Mulheres do Ano
O título Mulheres do Ano, que é a Resolução 02/2014 será entregue no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, às 19h30, no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes. 15 mulheres receberão a honraria por se destacarem na cidade pelos serviços sociais, história de vida de lutas, superação ou por de alguma forma terem contribuído com relevantes serviços prestados a comunidade.