Foi na fábrica de calçados Joe, aos 18 anos, que José Paschoal, 71, aprendeu os primeiros passos da profissão de sapateiro. Natural de São João Batista, atuava como montador e solador. Depois, passou um período exercendo outras profissões, como vendedor na Casa do Rádio, funcionário público na gestão do prefeito Wilde Carlos Gomes e também por duas safras na Usati – Usina de Cana de Açúcar.
Em 1980 ao lado do irmão Alcides, até 2016 trabalhou como sapateiro na fábrica de calçados Joalcir, nome que é a junção de José e Alcir, atual Via Gata, no qual são os fundadores. Ele relembra do início do polo calçadista em São João Batista, das esquenta, que são as pequenas fábricas, das dificuldades enfrentadas para conseguir a matéria prima, onde precisava se deslocar para outros estados, e hoje, o grande polo calçadista que se tornou.
Aposentados, após se dedicar a mais de 40 anos no ramo calçadista, aproveita os dias para recordar das memórias vividas durante a profissão.
Entrega da Moção
A honraria será entregue pelo Poder Legislativo e tem a finalidade de reconhecer a importância de todos os sapateiros atuantes ou aposentados, que iniciaram essa trajetória de tamanho sucesso, que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento econômico, técnico e classista.
A homenagem será concedida em sessão que ocorrerá na segunda-feira, 25, na Câmara de Vereadores, às 18h30. Os sapateiros homenageados serão: Air Pereira, Altair Bento de Souza, José Carlos Reinert, José Paschoal, Luiz Feliciano Caxias e Silva, Ubiraci Duarte.