Luiz Feliciano Caxias e Silva, 78 anos, o Luiz Bezerra, iniciou as atividades profissionais como sapateiro aos 15, na fábrica, Calçados Digle, de propriedade do saudoso Augusto Durkopp, no qual lembra com carinho, pois foi ali que aprendeu a profissão que exerceu com maestria.
Em 1974 abriu em sociedade com Osmar Berlamino Dalsenter, a empresa que tinha como nome fantasia, Calçados Caxias e Fabiano, com aproximadamente 20 colaboradores, a mesma tinha sede no bairro Cardoso. A sociedade se manteve por mais de duas décadas.
Aos 53 anos Luiz se aposentou por tempo de contribuição. Mas, mesmo após a aposentadoria continuou com a sapataria, pois era uma paixão criar modelos e produzir calçados. Nesta mesma época com ajuda dos filhos, Adailton, Emerson, Jackson, Clailton e Krisllei a empresa se manteve no mercado até o ano de 2005.
As crises econômicas e a grande concorrência do mercado, foram motivos para que ele deixasse o ramo calçadista e dessa forma descansar, pois afinal, foram quase 50 anos de trabalho dedicados somente ao setor calçadista.
Luiz gosta de destacar que nunca precisou ter nenhuma outra profissão, uma vez que a grande paixão estava na criação e fabricação de calçados.
Entrega da Moção
A honraria será entregue pelo Poder Legislativo e tem a finalidade de reconhecer a importância de todos os sapateiros atuantes ou aposentados, que iniciaram essa trajetória de tamanho sucesso, que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento econômico, técnico e classista.
A homenagem será concedida em sessão que ocorrerá na segunda-feira, 25, na Câmara de Vereadores, às 18h30. Os sapateiros homenageados serão: Air Pereira, Altair Bento de Souza, José Carlos Reinert, José Paschoal, Luiz Feliciano Caxias e Silva, Ubiraci Duarte.