Cinco dias após a passagem do ciclone bomba por Santa Catarina, 2.524 unidades consumidoras da Celesc seguem sem fornecimento de energia elétrico nos cinco municípios do Vale do Rio Tijucas. Na manhã deste domingo (05), Tijucas ainda estava com 863 residências e estabelecimentos desligados, Canelinha 994, Nova Trento 488, Major Gercino 64 e São João Batista 115 unidades.
Em São João Batista várias regiões voltaram a sofrer blackout na noite deste sábado (05), em decorrência de serviços de manutenção na rede. Moradores relatam dificuldades em conseguir contato com a companhia de energia e também a perda de alimentos. Para tentar auxiliar a comunidade, o Supermercado Marceli chegou a disponibilizar sua câmera fria e chuveiro para os moradores das redondezas.
Em Tijucas a Celesc e Cerej continuam trabalhando na recuperação da rede de energia elétrica. As localidades de Campo Novo, Terra Nova e Oliveira tiveram a energia restabelecida. No sábado, parte da Joaia também teve a rede recuperada. Segundo a Celesc, neste domingo o serviço será feito na Itinga e nos pontos que ainda estão sem energia, entre eles, parte do bairro Joaia.
Nova Trento a Prefeitura Municipal vem auxiliando a Celesc na recuperação de pontos danificados da rede elétrica. Administração conseguiu autorização da empresa para atuar no conserto de fiação e desobstrução das redes.
De acordo com a Centrais Elétricas de Santa Catarina, 300 equipes de eletricistas trabalham sem interrupção para restabelecer o sistema elétrico, que sofreu os maiores danos em mais de 60 anos de história, após a passagem do “ciclone bomba”. Cerca de 97% das unidades consumidoras do estado estão com acesso à energia elétrica e o foco dos trabalhos, nesse momento, são os ramais e transformadores de baixa tensão.
Equipes de outras partes do estado foram deslocadas para região para acelerar o atendimento nesses locais, especialmente no interior, onde o terreno acidentado dificulta o acesso dos eletricistas e das estruturas necessárias para recompor o sistema elétrico. Com esse reforço, a previsão é de que os trabalhos se estendam ao longo do fim de semana, até que tudo esteja resolvido.