As temperaturas despencaram em toda Santa Catarina nas últimas 24 horas, e o Vale do Rio Tijucas registrou na manhã desta terça-feira (18), as menores temperaturas dos últimos anos. Por voltas 7h30 a estação de monitoramento do Campinho em Major Gercino registrava um grau negativo. No Centro de São João Batista os termômetros marcavam três graus.
Entre domingo e segunda a queda de temperatura foi de até 23º C em 24 horas em algumas cidades catarinenses. Em São João Batista as 16 horas de segunda registrava 17 graus. De acordo com os meteorologistas, as temperaturas devem continuar caindo em Santa Catarina nos próximos dias. Na Serra de SC, os termômetros podem marcar -7ºC nesta terça-feira e não devem ultrapassar os 6ºC. Já as máximas, em todo Estado, ficam entre 12°C e 14°C. O frio também será intenso no Litoral, com temperatura mínima de 2°C a 6°C e condição de geada isolada.
A meteorologista da Epagri/Ciram Marilene de Lima explica que a massa de ar polar se instala em Santa Catarina e a umidade começa a diminuir, o que provoca a queda nas temperaturas. “A temperatura cai bastante mesmo e na quarta-feira continua com essa massa de ar frio bem intensa”, diz Marilene.
Nesta terça-feira há uma chance de neve, nas partes altas de SC, no início da madrugada. Dia de sol com poucas nuvens. Declínio acentuado das temperaturas em todo o Estado, devido à intensa massa de ar frio de origem polar. Condições de geada nas áreas altas à noite. Mínima prevista é de -7°C na Serra, além de temperaturas negativas no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte. Máximas entre 12ºC e 14°C na maior parte das cidades. Na Serra e Meio-Oeste, no entanto, não devem passar dos 8°C.
Quarta-feira será de tempo estável e ensolarado em SC. Temperaturas seguem baixas em todo o Estado. Mínima negativa com geada ampla nas áreas altas do Oeste aos Planaltos e nas partes altas da Grande Florianópolis Serrana; com geada isolada no Alto e Médio Vale do Itajaí e Litoral catarinense.