A Câmara de Vereadores de São João Batista produz série de reportagens, publicada em parceria com os veículos de comunicação de São João Batista. Na oportunidade todas as mulheres que receberão o título de ‘Mulheres do Ano’, dividem conosco parte da trajetória de vida. A sessão solene onde todas serão homenageadas acontece na quarta-feira, 29, às 20h no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes, no Centro.
Maria do Carmo Formento, 66 anos, natural de São João Batista é devota a Nossa Senhora Aparecida. Moradora da localidade de Lua, no bairro Arataca, há 15 anos junto à família ela organiza uma festa e celebra a data 12 de Outubro.
Não importa qual dia da semana cai à data, seja segunda, ou seja, domingo a celebração é garantida. Na varanda de casa Maria do Carmo prepara o altar para celebração da missa. O padre ou o diácono são os responsáveis pela celebração. A missa é acompanhada por dezenas de pessoas da comunidade ou até mesmo de outras localidades e acontece no pátio da casa.
Após a celebração as crianças se divertem nos brinquedos que são montados e também se deliciam com guloseimas, bolos, refrigerantes e doces. Além disso, todas recebem um brinquedo. “O que eu faço é a junção da devoção a Nossa Senhora ao amor as crianças”, declara.
Durante o ano, Maria do Carmo e a família fazem um cofrinho. “Com esse valor nós conseguimos comprar alguns produtos para a festa, às vezes saímos e pedimos ajuda dos empresários daqui para comprar os presentes, sempre damos um jeito, o que não pode acontecer é os pequenos ficarem sem a festa”, conta.
Maria do Carmo também é membro do coral da Capela dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, a Capela do bairro Arataca. Por sete anos prestou o voluntariado, por meio da aplicação de doutrina as crianças do bairro que se preparam para a primeira Eucaristia.
- Em parceria com a Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores