Maria de Fátima Bitencourt Sotopietra, 59 anos, é natural de Nova Trento, mas, há 39 mora em São João Batista. Casada com Valdenço Sotopietra tem dois filhos, Tiago e Marcos. Além da família, ela tem duas outras paixões, o voluntariado e o calçado.
Por mais de 15 anos foi voluntária na Capela Sagrada Família, no bairro Cardoso. Ela destaca a experiência como maravilhosa, pois assim, conseguiu servir a Deus e também a comunidade onde mora.
Ela também é a responsável pelo grupo de casais, onde, duas vezes por ano, geralmente Dia das Mães e Dia dos Pais, organiza e promove passeios, onde todos se reúnem em um momento de confraternização. São Mais de 20 casais de São João Batista e região que participam.
Em clima de amizade, durante a viagem são feitas diversas brincadeiras, leitura de mensagens e até escolha de rei e rainha. “São esses atos que nos fazem perceber o verdadeiro sentido da amizade”, diz.
Ela faz parte da equipe responsável pela confecção de bolos e do café servidos nos dias da Festa do Padroeiro São João Batista, na Igreja Matriz. “É muito bom poder servir e ajudar”, destaca.
Mas, Maria também tem outra paixão, o calçado. Com orgulho há 39 anos trabalha com sapatos, produto que hoje representa a cidade de São João Batista, que é reconhecida como a Capital Catarinense do Calçado. Sempre envolvida, foi por dois mandatos presidente da Ampevale – Associação de Micro e Pequeno Empresário do Vale do Rio Tijucas. Foi ela também uma dos membros organizadores da Feccat – Feira de Calçados Catarinense.
Maria Sotopietra é uma das organizadoras da Festa do Sapateiro, onde fala com emoção da volta da realização dessa festividade, sendo que, para ela, a valorização do profissional é fundamental. Por um tempo a festa não aconteceu na cidade, mas, graças ao engajamento do sindicato dos trabalhadores junto com a Ampevale, agora, não há apenas uma festa, mas sim, toda uma semana dedicada aos sapateiros. “Tudo que eu fiz, sempre foi com muito amor, ajudar ao próximo, valorizar o que é da nossa terra, é motivo de me encher de alegria”, concluí.
Título Mulheres do Ano
O título Mulheres do Ano, que é a Resolução 02/2014 será entregue no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, às 19h30, no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes. 15 mulheres receberão a honraria por se destacarem na cidade pelos serviços sociais, história de vida de lutas, superação ou por de alguma forma terem contribuído com relevantes serviços prestados a comunidade.